limpar filtros
Questões por página:
O teste para a quantificação da carga viral do HIV (CV-HIV) visa o monitoramento da evolução clínica das pessoas infectadas pelo vírus da Aids; análise do momento ideal para a introdução de terapias com antirretrovirais; e, efetividade do tratamento de uma pessoa vivendo com HIV. Nos pacientes em uso de terapia antirretroviral (TARV), o foco do monitoramento laboratorial deve ser a CV-HIV para avaliar a eficácia da terapia. Para pessoas vivendo com o HIV em seguimento clínico, tendo por objetivo confirmar continuidade da supressão viral e adesão do paciente, a frequência de solicitação deste exame indicada pelo Ministério da Saúde é a cada:
O Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM) atua como fonte de dados e de informações que subsidiam a tomada de decisão em diversas áreas da assistência à saúde. O documento básico e essencial à coleta de dados da mortalidade no Brasil é a declaração de óbito. Podemos afirmar que a emissão de tal declaração é de responsabilidade
Considerando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), mediante a implantação do processo de regulação estabelecido pela Portaria nº 1.559/2008, o complexo regulador é a estrutura que operacionaliza as ações da regulação do acesso, podendo ter abrangência e estrutura pactuadas entre gestores, compreendendo como, por exemplo, o modelo estadual, regional e municipal. Podemos afirmar que o complexo regulador está organizado na Central de Regulação de:
A tecnologia é analisada tanto como saber quanto por seus desdobramentos materiais e não-materiais na produção dos serviços de saúde. Sabe-se que a humanização do atendimento deve estar presente nas ações de promoção da saúde, prevenção das doenças e recuperação da saúde. Considerando a classificação da tecnologia no trabalho em saúde, a humanização é classificada neste contexto como tecnologia:
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil tem avançado a cada ano, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. Tal programa contempla os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs), que foram criados em novembro de 2000 por meio da Portaria nº 464/2000 e que tem por objetivo beneficiar uma parcela especial da população brasileira que, por motivos biológicos, é impedida de usufruir dos imunobiológicos disponíveis na rede pública ou necessita de outros imunobiológicos especiais, tais como pessoas portadoras de imunodeficiência congênita, infectados pelo HIV, portadores de doenças neurológicas, cardiopatas, pneumopatas, doenças hematológicas, dentre outros, bem como apoiar a investigação de casos suspeitos de eventos adversos pós-vacinação. Os profissionais de saúde também são contemplados pelos CRIEs, e devem ser protegidos das doenças infecciosas por intermédio da vacinação, uma vez que têm significativa probabilidade de contrair ou transmitir doenças como hepatite B, por exemplo. Dentro deste contexto e em relação à vacinação dos profissionais de saúde contra a hepatite B, assinale a afirmativa INCORRETA.