limpar filtros
Questões por página:
Possibilita identificar e problematizar as condições do exercício profissional das(os) assistentes sociais; selecionar, caracterizar e classificar os fenômenos sociais existentes; e indicar a necessidade de elaboração de projeto de intervenção e as lacunas no conhecimento para resolver determinados problemas. Está se tratando de um processo identificado como
A política social desenvolvida sob imposições e condicionantes neoliberais assume um perfil cada vez mais
Sobre a intersetorialidade nas políticas sociais, analise as afirmativas.


I. O rompimento com a tradição da ciência moderna é um dos grandes desafios à intersetorialidade, considerando a lógica parcializada de organização e produção do saber que opera, tendo como consequência intensa especialização disciplinar e práticas sociais fragmentadas.
II. A intersetorialidade é a possibilidade de síntese de práticas, mas sua possibilidade está na faculdade de reconhecimento dos limites de poder e de atuação dos setores, pessoas e instituições.
III. A ideia de síntese prescinde dos fazeres e atribuições setoriais, isto é, os domínios temáticos setoriais devem ser dispensados para a construção de objetos e objetivos comuns.


Está correto o que se afirma em
Sobre a noção de qualidade na educação consoante ao projeto ético-político profissional das(os) assistentes sociais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Pode ser alcançada a partir de ações no interior dos estabelecimentos educacionais, com investimentos em projetos pedagógicos voltados à eficiência e eficácia na gestão educacional.
( ) Requer trabalhos interdisciplinares, interinstitucionais e intersetoriais.
( ) Compromete-se com a pedagogia das competências, sustentado no paradigma do empreendedorismo e da empregabilidade.
( ) Vincula-se aos processos de luta pela democracia e por uma cidadania plena, em função de sua vinculação ao projeto de emancipação da classe trabalhadora.


Assinale a sequência correta.
O neoliberalismo legou ao Estado brasileiro a partir dos anos de 1990 a implementação de uma agenda de privatização de parte das empresas públicas e serviços de bem-estar social, assim como a introdução de práticas de gestão desenvolvidas no setor privado nas instituições e serviços público-estatais, sob o manto argumentativo de eficiência e qualidade. Tal modelo de gestão adotado na Administração Pública com repercussões nas instituições, nas políticas sociais e no exercício profissional das(os) assistentes sociais é identificado como