limpar filtros
Questões por página:
Como a causa da hipertensão arterial sistêmica permanece desconhecida, a terapia farmacológica dessa condição é empírica e quase sempre inespecífica. O tratamento inadequado pode resultar em complicações significativas para o paciente hipertenso. Sobre os fármacos utilizados no tratamento da hipertensão arterial sistêmica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) São consideradas classes de fármacos anti-hipertensivos os diuréticos, os betabloqueadores, os bloqueadores dos canais de cálcio e os vasodilatadores. ( ) A anlodipina, o diltiazem, o verapamil, a felodipina e a nifedipina são fármacos que diminuem a vasodilatação e aumentam a resistência periférica dos vasos. ( ) A metildopa, inibidor da enzima conversora da angiotensina (ECA), é o medicamento mais utilizado no tratamento da hipertensão arterial devido à ausência de efeitos colaterais. ( ) O nitroprussiato de sódio é utilizado para rápida redução, a curto prazo, da pressão arterial em emergências hipertensivas, visto que o fármaco reduz a pré-carga cardíaca e a demanda de oxigênio do miocárdio.
Assinale a sequência correta.
O diabetes mellitus envolve não apenas deficiência de insulina, como também excesso de outros hormônios, como hormônio do crescimento, glicocorticóides e glucagon. Por conseguinte, não só o pâncreas está envolvido na homeostasia da glicose, mas a hipófise anterior e o córtex suprarrenal. A partir dessas informações, analise as assertivas.
I. No diabetes mellitus tipo I (insulino dependente), ocorre deficiência completa da função das células beta do pâncreas, enquanto que as células alfa das ilhotas secretoras de glucagon, as células delta secretoras de somatostatina e as células secretoras de polipeptídios pancreáticos são preservadas. II. O achado patognomônico de espessamento da membrana basal capilar causa complicações no paciente com diabetes mellitus, incluindo microangiopatia, nefropatia, neuropatia, retinopatia e aterosclerose. III. A insulina zinco cristalina (insulina regular), quando injetada, atua como depósito tecidual na corrente sanguínea; é uma insulina de ação longa, de até 36 horas, produzindo absorção lenta. IV. O glucagon, a adrenalina e o hormônio do crescimento diminuem as necessidades de insulina no organismo, enquanto que o exercício físico aumenta, ao tornar o músculo mais permeável à glicose e ao liberar a insulina ligada a ele.
Estão corretas as assertivas
Os antibióticos beta-lactâmicos atuam inibindo a síntese da parede celular das bactérias provocando sua lise. As betalactamases são enzimas produzidas por muitas bactérias, que tornam os antibióticos betalactâmicos ineficazes. Qual antibiótico NÃO é considerado betalactâmico?
A incidência da tuberculose vem aumentando no mundo. Pessoas que possuem o sistema imune comprometido por doenças, que fumam e/ou consomem drogas possuem maior probabilidade de serem infectadas. A coluna da esquerda apresenta fármacos utilizados no tratamento da tuberculose e a da direita, os efeitos colaterais de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1. Isoniazida ( ) Distúrbios visuais, perda da capacidade de diferenciar o vermelho do verde.
2. Rifampicina ( ) Até 20% dos pacientes desenvolvem níveis séricos elevados de aminotransferases (TGO e TGP).
3. Pirazinamida ( ) A urina, o suor, as lágrimas e as lentes de contato adquirem cor laranja.
4. Etambutol ( ) Pode-se verificar a ocorrência de hiperuricemia e gota.
Marque a sequência correta.
Após entrar na circulação sistêmica, o fármaco é distribuído a todos os tecidos corporais considerando as diferenças na perfusão sanguínea, ligação a tecidos, pH regional e permeabilidade das membranas. Sobre a distribuição dos fármacos no organismo, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Algumas áreas do corpo, por exemplo, o cérebro, são facilmente acessíveis a fármacos, devido à inexistência de barreiras anatômicas. ( ) Uma vez no sistema circulatório, alguns fármacos podem ligar-se de modo inespecífico e reversivelmente a várias proteínas plasmáticas, como albumina e globulinas. ( ) A distribuição do fármaco no interior do compartimento tecidual é considerada desuniforme e lenta em comparação com sua absorção e eliminação. ( ) Os fatores que afetam a distribuição do fármaco incluem o débito cardíaco, conteúdo de lipídio no tecido e suas características físico-químicas.
Assinale a sequência correta