limpar filtros
Questões por página:

Os aminoácidos são os monômeros de biomoléculas importantes para a bioquímica celular, as proteínas. Apesar da ampla diferença de aminoácidos existente na natureza, apenas 20 deles são usualmente encontrados como constituintes de proteínas em mamíferos. Observe a figura e marque a alternativa que corresponde à classificação dos respectivos aminoácidos quanto as cadeias laterais:

 

As Leishmanioses são doenças prevalentes e negligenciadas que acometem as populações mais pobres de diversos países, em especial países pobres ou em desenvolvimento. O agente etiológico das Leishmanioses é o protozoário Leishmania spp. um parasito intracelular obrigatório que se desenvolve no interior de macrófagos no hospedeiro vertebrado. No processo de infecção da célula hospedeira, várias moléculas relacionadas à Leishmania secretadas ou expressas na superfície do parasito estão envolvidas na inativação das funções dos macrófagos através da alteração da sinalização celular. Nesse contexto, marque a alternativa que apresenta uma metaloprotease de zinco considerada como um dos principais fatores de virulência de Leishmania sp.:
A doença do novo coronavírus 2019 (COVID-19), causada pelo vírus SARS-CoV-2, se constitui uma das principais pandemias que já acometeram a humanidade com um número crescente de mortes. Dentre as características estruturais e moleculares comuns aos coronavírus, está a presença da glicoproteína Spike (S) que atua no processo de infecção celular. Sobre esta glicoproteína, é correto afirmar:

A maior parte das plantas superiores não possui raízes, elas possuem micorrizas - mutualismos estreitos entre fungos e tecidos da raiz. Em geral, três tipos principais de micorrizas são reconhecidos. Micorrizas arbusculares, Fungos ectomicorriízicos e as micorrizas ericóides. Em relação as ectomicorrizas (ECMs), analise as proposições abaixo, identificando-as como sendo verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:


( ) Os fungos formam uma bainha de espessura variável ao redor das raízes.

( ) Os fungos são eficientes na extração de suprimentos esparsos e irregulares de fósforo e especialmente nitrogênio da camada de serrapilheira.

( ) O micélio do fungo se estende internamente a partir da bainha, penetrando entre as células do córtex da raiz, propiciando contato íntimo de célula a célula com o hospedeiro.

( ) O carbono flui da planta para o fungo (principalmente hexoses). Dessa forma, o crescimento da ECM ocorre de forma inversa à taxa de fluxo dos açúcares da planta.

( ) Quando a disponibilidade direta de nitrato para a planta é alta, o metabolismo da planta é desviado da produção de hexoses. Como consequência, a ECM se degrada: as plantas parecem suportar ECM tanto quanto parecem precisar dela.

Os tripomastigotas de T. brucei, são formas extracelulares alongadas, de aproximadamente 10 a 40 µm de comprimento, com um citoesqueleto composto por microtúbulos subpeliculares. O ATP produzido pelas formas tripomastigotas de T. brucei é de origem exclusivamente glicolítica. Essa produção ocorre devido: