limpar filtros
Questões por página:
Conforme Vergueiro (1989), apenas a existência de uma política de desenvolvimento de coleções pode garantir, pelo menos no limite do possível, uma coleção consistente e um crescimento balanceado dos recursos informacionais da biblioteca. Ou seja, a política irá funcionar como diretriz para as decisões dos bibliotecários em relação à seleção do material a ser incorporado ao acervo e à própria administração dos recursos informacionais. Uma política de desenvolvimento de coleções eficaz é aquela que deve considerar, EXCETO:
"Numa sociedade em rede, a biblioteca precisa ofertar produtos e serviços que sejam ao mesmo tempo simples, mas ágeis e acessíveis. O catálogo, que hoje já pode ser acessado de qualquer lugar, além dos recursos que oferece (com reserva e renovação de materiais) é praticamente um item obrigatório. Deve-se pensar agora, por exemplo, em como este catálogo irá se adaptar em diferentes plataformas, sendo responsivo com as telas e as suas funcionalidades" (PRADO,2016, p.173). Segundo as leis de Ranganathan, qual alternativa identifica melhor a citação acima:
Os estudos de usuários assumem importância como instrumentos de planejamento e gestão porque oferecem subsídios aos bibliotecários na identificação do perfil de seus usuários e, portanto, para o desenvolvimento de serviços e produtos de informação mais eficazes (CUNHA; AMARAL; DANTAS,2015, p.59).Dentre os serviços elaborados para instrução de usuários, indicam-se, EXCETO:
Avaliar é "atribuir valor, julgar mérito e relevância e medir o grau de eficiência e eficácia e o impacto causado pelas ações de determinada organização ou pela implementação de políticas, programas e projetos de informação" (ALMEIDA,2005, p.12). Sobre o processo de avaliação em bibliotecas, é CORRETO afirmar que:
O planejamento é função inerente a todos os membros de uma organização, podendo ser exercido de modo mais ou menos complexo e abrangente, dependendo do nível da estrutura organizacional em que cada um está situado. Sob o ponto de vista das instâncias organizacionais (institucional, intermediário, operacional), segundo Almeida (2005), é CORRETO afirmar que: