limpar filtros
Questões por página:
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (2018), analise as seguintes assertivas relacionadas à formatação e à apresentação dos documentos do padrão ofício:

I. Impressão: na correspondência oficial, a impressão pode ocorrer em ambas as faces do papel.
II. Cores: os textos devem ser impressos na cor preta, em papel branco, reservando-se, se necessário, a impressão colorida para gráficos e ilustrações.
III. Nome do arquivo: para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + ano do documento (com 4 dígitos) + palavras-chave do conteúdo.

Quais estão corretas?
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (2018), analise as seguintes recomendações, com vistas à obtenção de um determinado atributo da redação oficial:

Utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum. Usar frases curtas, bem estruturadas. Apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas. Não utilizar regionalismos e neologismos. Pontuar adequadamente o texto.
As sugestões acima foram direcionadas para a obtenção do seguinte atributo da redação oficial:
Com base no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os termos de arquivística aos respectivos conceitos.

Coluna 1 1. Acervo. 2. Anexo. 3. Apenso. 4. Arranjo. 5. Descarte.
Coluna 2 ( ) Documento ou processo juntado a um processo sem, contudo, passar a integrá-lo. ( ) Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.

( ) Documento ou processo juntado, em caráter definitivo, a outro documento ou processo, eventualmente de mesma procedência, por afinidade de conteúdo.

( ) Exclusão de documentos de um arquivo após avaliação. ( ) Documentos de uma entidade produtora ou de uma entidade custodiadora.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), o conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor, que também é chamado de arquivo histórico, é chamado de arquivo:
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), o método de ordenação de documentos denominado método numérico-cronológico tem por eixo: