limpar filtros
Questões por página:

A textura, juntamente com o sabor, o aspecto e o aroma, é um dos atributos de qualidade mais importantes dos alimentos, que se relaciona com suas propriedades físicas e sensoriais. A respeito disso, atribua (V) verdadeiro ou (F) falso para as afirmativas a seguir:



( ) A dureza é uma propriedade física do material que se usa muito na avaliação da textura.

( ) Adesivo, estaladiço e gratinado são nomes usados para descrever a textura dos alimentos.

( ) Cremosidade, suculência e maciez são propriedades texturais.

( ) Propriedades reológicas de um alimento: é o ramo da física que estuda apenas a viscosidade dos alimentos.



Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:

A presença de radicais livres parece ter papel relevante no desenvolvimento de doenças relacionadas ao sistema imunológico. Os micronutrientes são requisitos para a promoção do crescimento físico, para a maturação sexual, para o desenvolvimento neuromotor e para a integridade e o funcionamento do sistema imune. Analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:



I. O conteúdo de magnésio no organismo pode diminuir quando há maior eliminação por diarreia importante, nefropatia avançada, cirrose hepática ou pela ação excessiva de diuréticos que eliminam íons pela urina.

II. O consumo elevado de magnésio pode estar relacionado com a fisiopatologia da hipertensão.

III. Ácido ascórbico, vitamina A, fitatos e taninos são facilitadores da absorção do ferro não heme.

IV. A deficiência de magnésio está relacionada a prejuízos na função imune celular.

Os métodos de conservação de alimentos permitem que se possa guardá-los para uso futuro sem que se estraguem. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA:

Quimicamente, os aminoácidos são pequenas moléculas, que, ao agruparem-se, formam as proteínas, desempenhando diversas funções, como as funções plásticas, uma vez que são constituintes dos tecidos e células. Estão presentes no nosso material genético. São constituintes de alguns neurotransmissores. Têm uma função reguladora, pois todas as enzimas do nosso organismo são proteínas. São estimulantes do sistema imunitário, formando anticorpos. Quanto aos aminoácidos, pode-se dizer que:



( ) Valina, prolina e glicina são aminoácidos essenciais.

( ) Triptofano, metionina e treonina são aminoácidos essenciais.

( ) Isoleucina, histidina e taurina são aminoácidos essenciais.

( ) Tirosina, lisina e serina são aminoácidos não essenciais.



Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso para as afirmativas acima e, em seguida, assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:

Trigo, centeio e cevada, juntamente com o milho e o arroz, representam os cereais mais consumidos no mundo. Com o advento da agricultura e posterior industrialização, ocorreram importantes alterações nos padrões da alimentação, seja pela difusão ampla da dieta mediterrânea, principalmente nos países europeus, permitindo a incorporação dos cereais em quantidades ainda maiores na dieta, seja pela indústria alimentícia que utiliza principalmente o trigo no processamento dos alimentos. Isso porque o glúten proveniente principalmente do trigo confere às farinhas as propriedades de coesão e viscoelasticidade necessárias para o preparo de alimentos como pães, bolos, massas, biscoitos e até mesmo de medicamentos. Nos dias atuais, o glúten provê até 50% do valor energético consumido em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Observase, atualmente, uma eclosão substancial no número de casos de doença celíaca (DC), caracterizada por alterações imunomediadas decorrentes da exposição do glúten no lúmem intestinal em indivíduos geneticamente suscetíveis. Diante da prevalência aumentada da DC e de outros distúrbios associados ao glúten, analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:


I. As proteínas do glúten podem também ser divididas em duas frações principais de acordo com sua solubilidade aquosa em álcool: as gliadinas solúveis e as gluteninas insolúveis. II. As frações proteicas provenientes do trigo (gliadina), centeio (hordeínas) e cevada (secalina) são as que coletivamente caracterizam os principais peptidídeos de glúten imunogênicos e precipitadores da DC. III. A doença celíaca pode ser definida como uma enteropatia inflamatória mediada por características autoimunes e ativada com a ingestão do glúten dietético em indivíduos geneticamente predispostos. IV. Para o diagnóstico da DC, é fundamente realizar exames em que são pesquisados no soro dos pacientes os anticorpos contra IgG e IgA, gliadina, Ttg2 e EMA.