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Um restaurante oferece a seus clientes 2 tipos de opção para refeições:
Opção A: entrada, prato principal e sobremesa. Opção B: entrada e prato principal.
Sabe-se que 30% dos clientes do sexo feminino preferem a opção A,40% dos clientes do sexo masculino preferem a opção B e que 60% dos clientes são do sexo feminino. Sejam H e M os eventos que representam que o cliente é do sexo masculino e feminino, respectivamente. Sejam A e B os eventos que representam o cliente optar por refeição do tipo A e B, respectivamente. Nessas condições, P(AUH) é igual a
Dadas as afirmativas acerca das medidas de tendência central de uma série de dados não agrupados,
I. Se elevarmos ao quadrado os dados da série, a média da série será elevada ao quadrado.
II. Se duplicarmos os dados da série, a mediana da série será duplicada.
III. Se dividirmos por dois os dados de uma série de moda única, a moda da série será dividida por dois.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Dadas as afirmativas acerca das medidas de tendência central de uma série de dados não agrupados,

I. Se elevarmos ao quadrado os dados da série, a média da série será elevada ao quadrado.

II. Se duplicarmos os dados da série, a mediana da série será duplicada.

III. Se dividirmos por dois os dados de uma série de moda única, a moda da série será dividida por dois.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Os preços médios anuais de venda desde 2010 de um certo produto no mercado permitiram montar a tabela abaixo, em que foram considerados como índices os preços relativos em porcentagens, adotando o preço médio anual de venda do produto no ano de 2012 como básico.


O preço médio anual de venda deste produto em 2011 foi de R$ 135,00. Isto significa que o módulo da diferença entre os preços médios anuais de venda correspondentes aos anos de 2010 e 2017 foi de

No modelo ARMA(1,1), ou seja, yt = 10 + 0,2 yt − 1 + εt + 0,8 εt − 1, em que εt é um ruído branco de média nula e variância unitária, obtém-se que a variância de yt é igual a