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Concurso:
BNDES
Disciplina:
Estatística
Uma equipe de análise de riscos de um banco de investimentos precisa avaliar o risco de diferentes carteiras de clientes, que possuem ativos em escalas variadas. Para isso, ela decidiu utilizar modelos de aprendizado de máquina, a fim de auxiliar o seu processo de tomada de decisão. Os analistas da equipe perceberam que parte dos ativos disponíveis poderia influenciar desproporcionalmente a análise de risco. Assim, decidiram aplicar a técnica de normalização z-score. Com essa medida, pretendem reduzir a influência de uma variação abrupta no treinamento dos modelos de aprendizado de máquina, promovendo uma comparação justa entre os ativos e uma avaliação mais precisa do risco em cada carteira. Considere que W seja o conjunto de todos os valores em reais dos ativos de carteiras de investimentos que a equipe de analistas precisa avaliar.
Uma das características da normalização z-score é que, em sua definição original (clássica), essa normalização
Uma das características da normalização z-score é que, em sua definição original (clássica), essa normalização
Concurso:
BNDES
Disciplina:
Estatística
Os modelos de vetores autorregressivos (VAR) são uma classe de modelos estatísticos usados para capturar as interações dinâmicas entre múltiplas séries temporais.
Uma característica dessa categoria de modelos VAR é que
Uma característica dessa categoria de modelos VAR é que
Concurso:
BNDES
Disciplina:
Estatística
Um dos tipos importantes de dados utilizados em análises são os de séries temporais.
Nas análises aplicadas às séries temporais,
Nas análises aplicadas às séries temporais,
Concurso:
BNDES
Disciplina:
Estatística
Diferentemente dos modelos de equação única, nos modelos de equações simultâneas há mais do que uma variável dependente ou endógena envolvida.
Quando isso acontece, um método recomendado para contornar esse viés de endogeneidade é o
Quando isso acontece, um método recomendado para contornar esse viés de endogeneidade é o
Concurso:
BNDES
Disciplina:
Estatística
Considere um grupo de 600 funcionários de uma empresa que registram os seguintes valores com relação ao tempo de permanência em um curso de aperfeiçoamento:
Média = 9 dias
1o Quartil = 5 dias
3o Quartil = 15 dias
Coeficiente de variação = 20%
Considerando-se essas informações, é possível concluir que
Média = 9 dias
1o Quartil = 5 dias
3o Quartil = 15 dias
Coeficiente de variação = 20%
Considerando-se essas informações, é possível concluir que