Filtrar


Questões por página:
Embora não sejam formados em pedagogia, em matemática ou geografia, parece que os pais têm sim conhecimentos suficientes para exercer certa fiscalização e contribuir, pelo menos em parte, na tomada de decisões a respeito do funcionamento pedagógico da escola. Aqui não parece ser fundamental um conhecimento didático-pedagógico específico e especializado. O pai ou a mãe tem condições de saber que uma sala de 25 alunos é mais produtiva (ceteris paribus) que uma de quarenta, como é capaz de entender que a falta de merenda atrapalha o desempenho dos alunos em seu dia de aula e que a ausência de professor é nociva ao desenvolvimento do currículo escolar. Nesse sentido, não se pode exigir que ele participe do que não tem condições de dar conta e que é obrigação da escola fazer: a execução do pedagógico é atribuição de pessoas como os professores, adrede preparadas para esse fim.
Vitor H. Paro. Gestão da Escola Pública: In: A participação da comunidade. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.73, n.º 174, p.255-290, maio/ago. de 1992 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.
Em relação ao currículo escolar, denomina-se currículo formal o conjunto das componentes, dos métodos e dos recursos para se efetivar a construção social do conhecimento e denomina-se currículo oculto toda ação externa à escola, como as relações e participações da comunidade, a exemplo da participação dos pais citados no texto, pois elas são abstratas.


Sobre currículo, podemos afirmar que:
Visa privilegiar determinada cultura e, por isso, há a necessidade de uma criteriosa análise e reflexão, por parte dos sujeitos em interação, no caso as autoridades escolares e os docentes com o mesmo objetivo, baseando-se em referenciais teóricos. O exposto refere-se ao:
As teorias tradicionais definiam o currículo como um processo de racionalização de resultados educacionais, medidos e especificados de maneira rigorosa e cuidadosa. Contudo, com o passar dos anos, essas teorizações foram sendo questionadas e as subjetividades dos sujeitos envolvidos nos processos educacionais passaram a ser consideradas nas pesquisas sobre currículo, desenvolvendo novas teorias: críticas e pós-críticas. A partir dessas considerações, quais categorias passaram a integrar o cabedal teórico das teorias críticas que não estavam presentes no paradigma tradicional?
Analise as afirmativas a seguir:

I. A teoria de Piaget é conceitualista porque ajuda a pensar a construção do conhecimento científico na visão dos pais do educando, exclusivamente.

II. O currículo escolar deve contemplar os valores que orientam a prática pedagógica sem, no entanto, considerar as necessidades dos estudantes.

Marque a alternativa CORRETA: