178 Assuntos da Disciplina
A complexidade do conhecimento
A Construção do Conhecimento: Papel do Educador do Educando e da Sociedade
A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, do Educando e da Sociedade
A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem
A Educação como Processo de Construção Histórica
A Elaboração do Projeto de Pesquisa: Elementos Integrantes
A Formação Continuada do Professor
A Função Social da Universidade
A Iniciação Científica
A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil
A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula
A Pesquisa Qualitativa e o Trabalho Educativo
Alfabetização e Letramento
As Funções do Ensino Superior: Ensino Pesquisa Extensão e Cultura
As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas
Aspectos Psicológicos da Educação
Aspectos Sociológicos da Educação
Ausubel e a Aprendizagem Significativa
Avaliação da Educação Básica e no Ensino Superior
Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação
Avaliação Educacional
Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas
Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem
Avaliação Sistêmica: SAEB ANEB Prova Brasil Provinha Brasil
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Charlot
Componentes Curriculares
Concepções de currículo
Concepções de Educação Infantil
Concepções de mundo homem e educação
Concepções de mundo, homem e educação
Constituição Federal de 1988 e suas Emendas Constitucionais
Construção Histórica da Universidade Brasileira
Coordenação e Orientação Educacional
Currículo (Teoria e Prática)
Currículo e Diversidade
Currículo interdisciplinaridade transversalidade e a transdisciplinaridade
Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade
Currículo: planejamento seleção e organização dos conteúdos
Currículo: planejamento, seleção e organização dos conteúdos
Cursos de Graduação e Educação Profissional Tecnológica - Decretos e Portarias
Cursos de Graduação e Educação Profissional Tecnológica à Distância - Decretos e Portarias
Decreto n° 9.057 de 2017 - Regulamenta o art. 80 da Lei n° 9.394 de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
Decreto nº 6.094 de 2007 – Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)
Didática e Prática no Ensino Superior
Direitos Humanos
Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
Durkheim
Educação Especial - Leis, decretos, portarias e resoluções
Educação a Distância – Decretos e portarias
Educação de Jovens e Adultos – ENCEJA E PROEJA – Decretos e portarias
Educação e Cidadania: Aspectos da Educação Brasileira e Regional
Educação e Filosofia
Educação e Ludicidade
Educação Especial - Leis Tratados e Normas Especiais
Educação Infantil
Educação Profissional – Leis decretos portarias resoluções e pareceres
Educação Profissional – Leis, decretos, portarias, resoluções e pareceres
Educação Sexual: na família na escola
Educação Sociedade e Prática Escolar
Educação Superior - Decretos editais e portarias
Educação Trabalho Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio
Educação, Sociedade e Prática Escolar
Elaboração do Planejamento de Ensino
Emilia Ferrero
Escrituração Escolar
Ética Profissional
Evasão Escolar: causas e conseqüências
Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador
Funções da Avaliação Escolar e a Análise dos Resultados
Gestão da Aprendizagem
Gestão de Pessoas
Gestão de Pessoas na Educação
Gestão de Projetos Educacionais
Gestão Democrática
Gestão e Organização da Sala de Aula
Gestão Escolar
Henri Wallon
História da Educação Brasileira
Inclusão e Exclusão - diversidade desigualdade e diferença
Inclusão e Exclusão - diversidade, desigualdade e diferença
Inspeção Escolar
Interdisciplinaridade e Contextualização
Jogos e suas Características: Pedagógicos de Raciocínio e Psicomotor
Legislação da Educação
Lei federal 10.436, de 24/04/02 – Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Lei nº 10.436 de 2002 - Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Lei nº 10.639 de 2003 - Obrigatoriedade da Temática “História e Cultura Afro-Brasileira"
Lei nº 11.494 de 2007 - Regulamentação do FUNDEB e suas alterações
Lei nº 11.494/2006 - Regulamentação do FUNDEB e suas alterações
Lei nº 13.696 de 2018 - Política Nacional de Leitura e Escrita
Lei nº 8.069 de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente e suas alterações
Lei nº 9.131 de 1995 - Conselho Nacional de Educação
Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações
Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações
Lei nº 9.424 de 1996 - Regulamentação do FUNDEF
Libâneo
Luckesi
Metodologia de Projetos: um Caminho entre a Teoria e a Prática
Mídias Comunicação e Tecnologias na Educação
Mídias, Comunicação e Tecnologias na Educação
Modalidades da Avaliação
Multiculturalismo e Educação
Normas Constitucionais do Direito à Educação
Normas Educacionais dos Estados
O Cuidar na Educação Infantil
O Desenvolvimento dos Conceitos Científicos na Infância
O Ensino e a Participação Discente no Contexto Universitário
O Ensino Médio
O Ensino Superior na Contemporaneidade Brasileira: Desafios e Avanços
O Papel da Afetividade na Aprendizagem
O Papel da Pesquisa na Formação do Professor
O Processo Ação-Reflexão-Ação no Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico
O Processo de Socialização
Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil
Paradigmas Educacionais: Pensamento Moderno e Contemporâneo
Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil
Paulo Freire
PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional
Pedagogia de Freinet
Pedagogia Empresarial
Pensamento Pedagógico Brasileiro
Perrenoud
Pesquisa em Educação
Piaget
Planejamento Educacional
Plano de Metas: Compromisso Todos pela Educação
Plano Mais Brasil (PPA 2012-2015)
Plano Nacional de Educação (PNE) – Leis e seus objetivos
Plano Nacional de Educação (PNE) – Leis e seus objetivos
Política Nacional de Alfabetização
Políticas Educacionais
Práticas Avaliativas: Sujeitos Objetos e Métodos da Avaliação
Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação
Pressupostos Epistemológicos: Teorias do Conhecimento
Principais Autores
Principais Correntes do Pensamento Sociológico
Problemas de Aprendizagem na Escola
Programas e Ações do Ministério da Educação - Desenvolvimento da Educação Básica
Programas e Ações do Ministério da Educação - Desenvolvimento da Educação Básica
Programas e Ações do Ministério da Educação – Desenvolvimento da Educação Superior Graduação Pós-Graduação Ensino Pesquisa e Extensão
Projeto Institucional
Projeto Político Pedagógico
Protagonismo Juvenil e Cidadania
PSE - Programa Saúde na Escola
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Psicologia Genética (Piaget)
Referencial Curricular para a Educação Infantil
Tecnologias Educacionais
Temas Contemporâneos: bullying violência o papel da escola a escolha da profissão transtornos alimentares na adolescência família escolhas sexuais
Temas Contemporâneos: bullying, violência, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais
Temas Educacionais Pedagógicos
Tendências Pedagógicas
Teorias curriculares
Teorias das Inteligências Múltiplas
Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem
Teorias e Práticas para o Ensino de Artes
Teorias e Práticas para o Ensino de Ciências
Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia
Teorias e Práticas para o Ensino de História
Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Estrangeira
Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa
Teorias e Práticas para o Ensino de Literatura
Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática
Teorias e Práticas para o Ensino Religioso
Tipos de Planos de Ensino
Visão Holística da Educação
Vygotsky
Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural
Zabala