Filtrar


Questões por página:

Leia o trecho a seguir.


O desvio educativo consiste em retirar os educandos do seu meio social, de seu cotidiano, dos conflitos, das contradições reais da existência para inseri-los num ambiente cultural, abstrato, puramente intelectual. A escola se constitui, dessa forma, num universo isolado, protegido do mundo, no qual o estudante vive relações ideais sem conexão com o seu dia a dia.


GIOLO, J. A educação mobilizadora. Revista Educação (Especial Pedagogia Contemporânea), São Paulo, nº 1, setembro 2009.



O trecho acima versa sobre uma tendência frequente nas instituições de ensino. Assinale a opção que identifica corretamente esta tendência.

A relação entre professor e alunos não é meramente técnica, nem apenas baseada na dimensão cognitiva. É importante atentar para sua dimensão socioemocional.


Com relação a esta dimensão, analise os itens a seguir.



I. A conciliação entre a manutenção da autoridade do professor e o favorecimento da autonomia dos alunos.


II. A inteligência afetiva do professor para desenvolver, em relação aos alunos, laços amorosos do tipo parental.


III. A capacidade do professor suprimir as emoções dos alunos, que operam obstáculos ao aprendizado.



É adequado ao processo ensino-aprendizagem o que se afirma em

Durante uma aula de Ciências, o professor Lucas decidiu explorar o tema das mudanças climáticas utilizando diferentes linguagens midiáticas. Ele apresentou um documentário que mostrava o impacto das mudanças climáticas em diversas regiões, seguido de gráficos interativos com dados atualizados sobre a emissão de CO2 e um fórum virtual para que os alunos compartilhassem e debatessem suas reflexões sobre o assunto. Após essas atividades, Lucas propôs que cada aluno produzisse um podcast com a análise do papel da sociedade na preservação ambiental, incentivando-os a relacionar o tema ao seu cotidiano.

Com base na pedagogia de Paulo Freire, assinale a opção que indica o objetivo principal da abordagem adotada pelo professor Lucas.
Na relação profesor-aluno envolve interesses e intenções, sendo esta interação o expoente das conseqüências, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agregação de valores nos membros da espécie humana.

Logo, a relação entre professor e aluno depende, fundamentalmente:

I. Do clima estabelecido pelo aluno.

II. Da relação empática com seus alunos.

III. Da sua capacidade de ouvir, refletir e discutir.

IV. Da criação das pontes entre seu conhecimento e os deles.

Assinale a alternativa correta.
Preencha a lacuna do texto com a resposta correta. O ______________________________ tem como função desdobrar as discussões para que elas cheguem aos_______________Portanto o trabalho deste profissional é essencialmente um trabalho de formação continuada em serviços.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente.