Filtrar


Questões por página:
.Na perspectiva de Rocha (1999), os estudos na área da Pedagogia apresentam discussões sobre o ensino de crianças. Essa subárea tem sido denominada de Pedagogia da Infância. Sobre os estudos dessa pedagogia, assinale a alternativa correta. I. Os aspectos teoria e prática são fundantes para uma Pedagogia da Infância, pois a prática é resultado das discussões pautadas em teorias sobre a educação na infância. Com efeito, têm-se, a partir de uma visão crítica sobre o fazer do pedagogo, um direcionamento para uma atitude educativa voltada para a criança e suas particularidades de aprendizagem. Nesse sentido II. Os cursos de formação de professores, bem como os de formação continuada, se mostram ainda incipientes para a consolidação da Pedagogia da Infância. Nesse sentido, é preciso que haja a interlocução disciplinar considerando a criança como sujeito determinado pelas condições sociais que a cercam.
Visualizar Questão Comentada
A Pedagogia investiga a natureza das finalidades da educação como processo social em uma determinada sociedade. Considerando a didática como atividade pedagógica escolar, assinale a alternativa correta.
O trabalho docente constitui o exercício profissional do professor e este é o seu primeiro compromisso social e ético com a sociedade. Dessa forma sua responsabilidade é
A escolarização é um dos requisitos fundamentais para o processo de democratização da sociedade. Nesse aspecto, sobre a escolarização e as lutas democráticas, analise as proposições a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A escolarização básica constitui instrumento indispensável à construção da sociedade democrática, porque tem como função a socialização daquela parcela do saber sistematizado que constitui o indispensável à formação e ao exercício da cidadania.
por isso, precisa ter
II. caráter centralista, fortemente burocratizado; dualista, separando o ensino secundário, destinado às classes condutoras, do ensino profissional, destinado ao povo conduzido e concedendo apenas ao ramo secundário os ofícios requeridos pela organização social.
A educação é um fenômeno social e a prática educativa, onde quer que aconteça, é sempre contextualizada social e politicamente. Considerando a didática como prática educativa podemos afirmar, exceto que