Filtrar


Questões por página:
“Para a pessoa cega se movimentar de um ponto para outro, é preciso não apenas ‘ler’ ou seguir rotas, mas estar alerta, orientada em relação ao seu destino, construindo, mesmo involuntariamente, um mapa mental da mudança” (Mazzaro,2003). Antes de pensar em qualquer atividade específica para o deficiente visual a ser aplicada na escola regular, é necessário ter conhecimento a respeito do planejamento e funcionamento das técnicas que fazem parte da OM (Orientação e Mobilidade). Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Segundo Sant’Anna (2014), NÃO é uma função da avaliação formativa ou de controle:
De acordo com Menegolla e Sant’Anna (2014), o principal foco de referência de planejamento para o professor deve ser o(a):
Sobre o atendimento aos alunos que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE), segundo Mantoan e Lanuti (2022), analise as seguintes assertivas:

I. O atendimento aos alunos que frequentam o AEE deve ocorrer preferencialmente no mesmo turno das aulas regulares desses alunos.
II. A Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) é o local onde os professores de AEE podem atender um aluno ou um grupo de alunos que necessitam aprender o uso de recursos de apoio para seu acesso e participação escolar.
III. A SRM é o local onde o professor de AEE recebe a família do aluno atendido, os profissionais da área clínica e os professores das salas comuns.

Quais estão corretas?

Considerando as novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino de história, julgue o item seguinte.


Um currículo que contemple a efetivação de uma pedagogia que respeite as diferenças deve tratar a questão racial como conteúdo inter e multidisciplinar em períodos específicos do ano letivo, estabelecendo um diálogo pontual entre o tema étnico-racial e os demais conteúdos trabalhados na escola.