Questões de Concurso
Filtrar
424 Questões de concurso encontradas
Página 18 de 85
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Itapissuma - PE
Disciplina:
Pedagogia
A escola deve ser vista como uma "preparação" para a vida, com a missão de formar cidadãos críticos e autônomos para o mundo. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA:
Concurso:
Prefeitura de São Sebastião do Caí - RS
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com VASCONCELLOS, sobre as condições subjetivas para a ação supervisora, quando se fala de mudança da prática de sala de aula para educadores, não há uma adesão imediata; ao contrário, manifesta-se amiúde uma certa resistência, comentários que deixam transparecer, nas entrelinhas, descrença ou desânimo. É comum encontrar situações em que, de um lado, estão os técnicos a defender, e, de outro, os professores, fazendo tudo para se livrarem das tais novas propostas. Para dar conta desse desafio, a coordenação pedagógica deverá ser capacitada em dimensões básicas da formação humana. A dimensão conceitual envolve:
Concurso:
Prefeitura de São Sebastião do Caí - RS
Disciplina:
Pedagogia
BOYNTON e BOYNTON baseiam-se no pressuposto de que um sistema disciplinar competente utiliza estratégias ativas para prevenir problemas disciplinares, em vez daquelas unicamente corretivas. Os autores propõem instigar relações positivas entre professores e alunos para uma sala de aula mais positiva e acolhedora. Essas relações se dão por meio de:
Concurso:
Prefeitura de Panambi - RS
Disciplina:
Pedagogia
Considerando as abordagens sobre os processos pedagógicos que envolvem a Deficiência Físico-Motora (DFM), é papel do professor em uma educação especial e inclusiva:
I. Conhecer as características das principais DFMs existentes para programar a sua intervenção educacional de acordo com as adaptações curriculares necessárias à cada estudante.
II. Utilizar a tecnologia assistiva, os recursos de acessibilidade e o envolvimento com a família para promover e encaminhar o estudante para o universo do trabalho.
III. Planejar o processo pedagógico auxiliando a sua inclusão nos diferentes meios: familiar, comunitário, profissional, cultural, de lazer, entre outros.
IV. Contribuir para uma aprendizagem que implique na realização de tarefas ou atividades que permitam a aquisição de habilidades funcionais e educacionais por meio de atenção integral à saúde.
Quais estão corretas?
I. Conhecer as características das principais DFMs existentes para programar a sua intervenção educacional de acordo com as adaptações curriculares necessárias à cada estudante.
II. Utilizar a tecnologia assistiva, os recursos de acessibilidade e o envolvimento com a família para promover e encaminhar o estudante para o universo do trabalho.
III. Planejar o processo pedagógico auxiliando a sua inclusão nos diferentes meios: familiar, comunitário, profissional, cultural, de lazer, entre outros.
IV. Contribuir para uma aprendizagem que implique na realização de tarefas ou atividades que permitam a aquisição de habilidades funcionais e educacionais por meio de atenção integral à saúde.
Quais estão corretas?
Concurso:
Prefeitura de Panambi - RS
Disciplina:
Pedagogia
“Para a pessoa cega se movimentar de um ponto para outro, é preciso não apenas ‘ler’ ou seguir rotas, mas estar alerta, orientada em relação ao seu destino, construindo, mesmo involuntariamente, um mapa mental da mudança” (Mazzaro,2003). Antes de pensar em qualquer atividade específica para o deficiente visual a ser aplicada na escola regular, é necessário ter conhecimento a respeito do planejamento e funcionamento das técnicas que fazem parte da OM (Orientação e Mobilidade). Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.