Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir sobre a relação professor/aluno/conhecimento e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A relação entre professor, aluno e conhecimento deve ser vista como uma via de mão única, na qual o professor transmite o saber e o aluno apenas o absorve.

( ) O diálogo entre professor e aluno é fundamental para a construção do conhecimento, permitindo trocas que enriquecem o processo de aprendizagem.

( ) O aluno deve ser o centro do processo de ensino-aprendizagem, com o professor atuando como mediador e facilitador do acesso ao conhecimento.

( ) A relação professor/aluno/conhecimento deve promover a autonomia do estudante, incentivando-o a construir o seu próprio entendimento crítico dos conteúdos.

( ) O conhecimento é um produto estático que o professor entrega ao aluno sem necessidade de adaptação ou reflexão sobre o contexto em que ele será aplicado.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Sabendo que o papel do educador e do educando evolui com o tempo, qual das alternativas abaixo representa a atitude ideal do professor diante da necessidade de adaptar-se às transformações no processo de ensino-aprendizagem?
De acordo com Luckesi (2011), a avaliação visa acolher e respeitar os saberes e culturas dos estudantes, divergindo profundamente da prática classificatória vigente em muitas instituições. Considerando essa divergência, como a abordagem de Luckesi pode transformar as relações pedagógicas e o papel do professor no processo de avaliação?

Sobre o processo de construção do conhecimento científico, analise as afirmações a seguir.

I- A ciência é neutra, já que não sofre influência de fatores pessoais dos cientistas.

II- A publicização de resultados na forma de artigos é um fator fundamental para o processo de certificação e confiança do conhecimento científico, já que permite que a comunidade científica analise os processos mitológicos utilizados para a coleta de dados e inferência das evidências.

III- Acurácia e objetividade são objetivos compartilhados pelas diferentes ciências da natureza.

IV- A prática de experimentação é indispensável para que se possa obter dados confiáveis.

É CORRETO o que se afirma em:

Visualizar Questão Comentada
A escola democrática possui objetivos e tarefas ligados às necessidades de desenvolvimento cultural do povo, de modo a preparar as crianças e jovens para a vida e para o trabalho.

Considerando a afirmativa apresentada no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I- A escola democrática, portanto, é aquela que possibilita a todas as crianças a assimilação de conhecimentos científicos e o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, de modo a estarem preparadas para participar ativamente da vida social (na profissão, na política, na cultura).
PORQUE

II-
Se acreditarmos que a educação escolar tem um papel na democratização nas esferas econômica, social, política e cultural, ela será mais democrática quanto mais for universalizada a todos, assegurando tanto o acesso e a permanência nas séries iniciais, quanto o domínio de conhecimentos básicos e socialmente relevantes e o desenvolvimento das capacidades intelectuais por parte dos alunos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA: