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“A Pedagogia é a ciência que tem esse papel: estudar a práxis educativa com vistas a equipar os sujeitos, profissionais da educação, dentre os quais o professor, para promover as condições de uma educação humanizadora. Em síntese, a Pedagogia é a teoria e a prática da educação, e a Didática, o campo da Pedagogia que trata do ensino” (PIMENTA,2015, p.83).

Sobre a relação entre a educação, a pedagogia e a didática, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I- Quando incorpora a possibilidade de vincular-se ideologicamente à realidade educacional construindo-se como um saber engajado, numa abordagem crítico-emancipatória, realça-se a práxis educativa como objeto da Pedagogia, num movimento com que integra intencionalidade e prática docente; formação e emancipação do sujeito da práxis.
PORQUE
II- Nesse sentido, a educação se caracteriza como processo de formação das qualidades humanas, enquanto o ensino, objeto da didática, é o processo de organização e viabilização da atividade de aprendizagem em contextos específicos para esse fim.

Sobre as asserções, assinale a opção CORRETA:
A Escola Jardim das Flores adota a perspectiva teórica segundo a qual “o processo de desenvolvimento progride de forma mais lenta e atrás do processo de aprendizado”. No planejamento e na condução de sua prática pedagógica, Renata, professora do primeiro ano do ensino fundamental, orienta-se pela perspectiva adotada pela escola, pois considera que
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Uma aprendizagem significativa e contextualizada deve ser orientada para o uso das TIC, que têm subsidiado uma metodologia na qual o estudante é protagonista do saber, orientado e mediado por um professor. Essa metodologia tem sido denominada
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A mediação do professor no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno está relacionada, principalmente

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).As práticas de cuidar/educar implicam:


I. atitudes e comportamentos que demandam conhecimentos, habilidades e até valores.

II. ajudar o outro a se constituir enquanto pessoa, a melhorar a sua condição de vida enquanto cidadão.

II. o envolvimento de pessoas completas, em suas dimensões cognitivas, afetivas, motoras e sociais.

IV. práticas diferenciadas que, por um lado, envolvem atividades de cuidado pessoal e, de outro, as pedagógicas.