Filtrar


Questões por página:

Em reflexão acerca da função social e política da escola, analise as afirmativas a seguir:


I. Ao considerar a dimensão pedagógica da escola, é importante enfatizar que o conteúdo do saber sistematizado caminha junto com o desenvolvimento da consciência crítica e da politização na formação do educando.

II. A importância política da educação reside na sua função de socialização do conhecimento. É realizando-se na especificidade que lhe é própria que a educação cumpre sua função política.

III. Da mesma forma, é fundamental aquele conhecimento compartimentalizado em disciplinas, que é repassado de forma estanque, fragmentada, sem as devidas relações com a prática social, mesmo que se oponha àquele adquirido pelo estudante no sentido de que ele assimile conhecimentos que possibilitem a compreensão crítica e histórica da realidade.


Assinale

Visualizar Questão Comentada
Em relação às filosofias da educação, autores como John Dewey e Paulo Freire propuseram abordagens que contrastam com a educação tradicional. Considerando essas perspectivas, qual das seguintes afirmações reflete mais precisamente o que Dewey e Freire entendem sobre o papel do professor?
Em relação às filosofias da educação, autores como John Dewey e Paulo Freire propuseram abordagens que contrastam com a educação tradicional. Considerando essas perspectivas, qual das seguintes afirmações reflete mais precisamente o que Dewey e Freire entendem sobre o papel do professor?
No processo de construção do conhecimento infantil, a escola e a família devem atuar em conjunto, haja visto que a criança é um ser moldável, adaptável e que se constrói a partir das suas interações. Desse modo, ela é um sujeito sócio-histórico dotado de peculiaridades e que, em contato com o meio, é impulsionada à aprendizagem. Qual das alternativas abaixo NÃO representa uma contribuição adequada da escola nesse processo?
De acordo com o papel do professor na organização do processo didático, Nesse processo o professor deve criar situações que estimule o indivíduo a pensar, analisar e relacionar os aspectos estudados com a realidade que vive. Quais das alternativas a seguir descreve sua função ao planejar uma aula?