Questões de Concurso
Filtrar
415 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 83
Questões por página:
Se o professor cria situações comuns ao dia a dia do aluno e o faz interagir ativamente de modo intelectual e afetivo, trazendo o cotidiano para a sala de aula e aproximando o dia a dia dos alunos do conhecimento científico, pode-se dizer, com base nisto, que sua prática é:
Pode ser definido como um processo socializador e sistemático que consiste na aquisição de características e capacidades específicas da profissão. Fundamenta-se na prática e na mobilização/atualização de conhecimentos especializados, além do aperfeiçoamento das capacidades necessárias à ação profissional (Imbernón,2009).
Esse fragmento diz respeito à conceitualização de
Leia o trecho a seguir.
O desvio educativo consiste em retirar os educandos do seu meio social, de seu cotidiano, dos conflitos, das contradições reais da existência para inseri-los num ambiente cultural, abstrato, puramente intelectual. A escola se constitui, dessa forma, num universo isolado, protegido do mundo, no qual o estudante vive relações ideais sem conexão com o seu dia a dia.
GIOLO, J. A educação mobilizadora. Revista Educação (Especial Pedagogia Contemporânea), São Paulo, nº 1, setembro 2009.
O trecho acima versa sobre uma tendência frequente nas instituições de ensino. Assinale a opção que identifica corretamente esta tendência.
A relação entre professor e alunos não é meramente técnica, nem apenas baseada na dimensão cognitiva. É importante atentar para sua dimensão socioemocional.
Com relação a esta dimensão, analise os itens a seguir.
I. A conciliação entre a manutenção da autoridade do professor e o favorecimento da autonomia dos alunos.
II. A inteligência afetiva do professor para desenvolver, em relação aos alunos, laços amorosos do tipo parental.
III. A capacidade do professor suprimir as emoções dos alunos, que operam obstáculos ao aprendizado.
É adequado ao processo ensino-aprendizagem o que se afirma em