Filtrar


Questões por página:
Considere o fragmento textual a seguir como base para a questão.

Pode ser definido como um processo socializador e sistemático que consiste na aquisição de características e capacidades específicas da profissão. Fundamenta-se na prática e na mobilização/atualização de conhecimentos especializados, além do aperfeiçoamento das capacidades necessárias à ação profissional (Imbernón,2009).

Esse fragmento diz respeito à conceitualização de
Visualizar Questão Comentada
De acordo com a perspectiva sócio-histórica e cultural, a relação entre professor, criança e conhecimento é entendida como um processo dinâmico e interativo, no qual a mediação do professor e o contexto social desempenham papéis fundamentais. Considerando essa abordagem, a natureza dessa relação ocorre de forma que
Visualizar Questão Comentada

Leia o trecho a seguir.


O desvio educativo consiste em retirar os educandos do seu meio social, de seu cotidiano, dos conflitos, das contradições reais da existência para inseri-los num ambiente cultural, abstrato, puramente intelectual. A escola se constitui, dessa forma, num universo isolado, protegido do mundo, no qual o estudante vive relações ideais sem conexão com o seu dia a dia.


GIOLO, J. A educação mobilizadora. Revista Educação (Especial Pedagogia Contemporânea), São Paulo, nº 1, setembro 2009.



O trecho acima versa sobre uma tendência frequente nas instituições de ensino. Assinale a opção que identifica corretamente esta tendência.

Visualizar Questão Comentada

A relação entre professor e alunos não é meramente técnica, nem apenas baseada na dimensão cognitiva. É importante atentar para sua dimensão socioemocional.


Com relação a esta dimensão, analise os itens a seguir.



I. A conciliação entre a manutenção da autoridade do professor e o favorecimento da autonomia dos alunos.


II. A inteligência afetiva do professor para desenvolver, em relação aos alunos, laços amorosos do tipo parental.


III. A capacidade do professor suprimir as emoções dos alunos, que operam obstáculos ao aprendizado.



É adequado ao processo ensino-aprendizagem o que se afirma em

Visualizar Questão Comentada
Durante uma aula de Ciências, o professor Lucas decidiu explorar o tema das mudanças climáticas utilizando diferentes linguagens midiáticas. Ele apresentou um documentário que mostrava o impacto das mudanças climáticas em diversas regiões, seguido de gráficos interativos com dados atualizados sobre a emissão de CO2 e um fórum virtual para que os alunos compartilhassem e debatessem suas reflexões sobre o assunto. Após essas atividades, Lucas propôs que cada aluno produzisse um podcast com a análise do papel da sociedade na preservação ambiental, incentivando-os a relacionar o tema ao seu cotidiano.

Com base na pedagogia de Paulo Freire, assinale a opção que indica o objetivo principal da abordagem adotada pelo professor Lucas.
Visualizar Questão Comentada