Filtrar


Questões por página:

A noção de competências ganhou no meio educacional notáveis discursos relativos à formação inicial e continuada dos professores, com o intuito de incumbi-los em redelinear as práticas pedagógicas em torno das mudanças necessárias demandadas pelo novo contexto político, econômico e social. Nessa trilha, a pedagogia das competências se consolidou como uma teoria e concepção eminentemente pragmática na perspectiva de conjugar as ambições das políticas educativas contemporâneas.


PERRENOUD, Phillipe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. [recurso eletrônico] Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Revisão técnica: Cristina Dias Alessandrini. Porto Alegre. Artmed,2014.


Com base no texto acima e as dez competências profissionais globais e específicas para ensinar à luz do pensamento perrenoudiano, avalie as afirmações a seguir.


I. Como competência global, organizar e dirigir situações de aprendizagem dispõe de outras competências específicas entre elas construir e planejar dispositivos e sequências didáticas.

II. Quanto a competência relativa ao administrar a progressão das aprendizagens, corresponde a fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.

III. A competência de que trata o administrar sua própria formação contínua, pauta como específico o saber explicitar as próprias práticas.


É CORRETO o que se afirma em:

Diariamente, os meios de comunicação mostram notícias relacionadas aos conhecimentos científicos, principalmente após o desenvolvimento tecnológico. Docentes em Biologia, com a finalidade de desenvolver com os estudantes o espírito crítico e um entendimento amplo sobre o uso das tecnologias, podem usar na sala de aula notícias como “Ministro brasileiro apoia clonagem terapêutica” (Folha de São Paulo,2002).


Com essa notícia, o docente poderá iniciar uma discussão sobre

A função social da Escola prepara, instrumentaliza e proporciona condições para que os estudantes possam apropriar-se de conhecimentos e se constituir cidadãos.


Para cumprir o seu papel social, a Escola necessita
I. compreender o seu papel para a diminuição da repetência e evasão. II. buscar sua competência e autonomia, sendo um espaço de apropriação de conhecimentos e habilidades. III. oferecer condições de acesso as tecnologias educacionais para contribuir com a produção do conhecimento.
Assinale

“Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.” (BNCC, p.10).


Em relação ao papel do professor diante da competência 8 da BNCC, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Priorizar a homogeneidade da turma e desconsiderar as disparidades é essencial para o desenvolvimento e a coesão escolar.


( ) Administrar o espaço social das crianças, beneficiando-se de técnicas e ações que auxiliem na valorização/recuperação da autoestima dos alunos.


( ) Promover, por meio de atividades e exercícios, o autoconhecimento e a autoestima.

A escola é um lugar onde a criança pode fazer a experiência de “ensinante” em relação à sua família. É esse o primeiro lugar onde a criança pode “conhecer-seconhecedora”, isto é, ter a vivência de “conhecer” algo sobre sua própria história que os adultos não podem adivinhar. Sobre a relação família-escola-aprendizagem, assinalar a alternativa CORRETA.