Filtrar


Questões por página:

Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item.


Entre as possíveis explicações para a taxa de insucesso na 1.ª série do Ensino Médio, pode-se mencionar a dificuldade de transição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, bem como a necessidade de planejamento e organização dos estudantes, que necessitam conhecer a Formação Geral Básica, os Itinerários Formativos e as diversas formas de oferta da Educação Profissional Tecnológica.

Considerando os impactos da pandemia de covid-19, julgue o item.


Após o ano de 2020, quando do surto mundial da pandemia de covid-19, verificou-se uma mudança de paradigma quanto ao modo como a educação acontece. A tendência, atualmente, é que o ensino não se dê mais integralmente no formato presencial, mas sim com atividades presenciais conjugadas a outras a distância, tendo surgido uma nova modalidade, chamada híbrida.

Embora não sejam formados em pedagogia, em matemática ou geografia, parece que os pais têm sim conhecimentos suficientes para exercer certa fiscalização e contribuir, pelo menos em parte, na tomada de decisões a respeito do funcionamento pedagógico da escola. Aqui não parece ser fundamental um conhecimento didático-pedagógico específico e especializado. O pai ou a mãe tem condições de saber que uma sala de 25 alunos é mais produtiva (ceteris paribus) que uma de quarenta, como é capaz de entender que a falta de merenda atrapalha o desempenho dos alunos em seu dia de aula e que a ausência de professor é nociva ao desenvolvimento do currículo escolar. Nesse sentido, não se pode exigir que ele participe do que não tem condições de dar conta e que é obrigação da escola fazer: a execução do pedagógico é atribuição de pessoas como os professores, adrede preparadas para esse fim.
Vitor H. Paro. Gestão da Escola Pública: In: A participação da comunidade. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.73, n.º 174, p.255-290, maio/ago. de 1992 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.

Para Villas Boas, o currículo é construção social do conhecimento e faz referência à organização do conhecimento escolar.
O professor não precisa ser o mediador no processo de ensino e sim alguém que domina o conhecimento e sabe o que as crianças do Ensino Fundamental precisam aprender.
Ana Paula, professora há mais de três décadas na Educação Básica, mais precisamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sempre está à procura de novos conhecimentos e aprendizagens para a sua formação docente. Neste mês, começou a estudar alguns autores e, ficou evidenciado, por meio das leituras realizadas, que a tarefa do professor é garantir a unidade didática entre ensino e aprendizagem, por intermédio do processo de ensino. Ela observou também que ensino e aprendizagem são facetas de um processo e, que cabe ao professor, planejar e controlar o processo de ensino, tendo em vista, estimular e suscitar a atividade própria dos alunos para a aprendizagem. Assim, pensando sempre em melhorias em sua prática pedagógica, começou a planejar algumas sequências didáticas para trabalhar com os seus alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Acerca do trabalho com sequência didática, é correto o que se afirma em: