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A educação de jovens e adultos tem sido aprimorada diante de novas exigências culturais e teorias pedagógicas. São objetivos da educação de jovens e adultos que os educandos possam ser capazes de:
1. Reconhecer e valorizar seu próprio conhecimento sobre o meio social e natural e interessar-se em compartilhá-lo.
2. Observar modelos de orientação e representação no espaço e no tempo, aprendendo a ler mapas e interpretando a linguagem cartográfica.
3. Buscar informações em fontes diversas e analisá-las de forma crítica.
4. Reconhecer a cultura, o patrimônio cultural de diversos grupos sociais, respeitar e reconhecer a diversidade cultural e étnica da população.
5. Reconhecer as relações do homem com a natureza e desenvolver atitudes positivas de preservação do meio em que vivem, retirando da natureza a base para seu sustento, preservando-a e restaurando-a.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Com base na Resolução nº 4, de 2009, que trata das atribuições do professor do atendimento educacional especializado, assinale a alternativa não corresponde as responsabilidades desse profissional:
A adoção da terminologia "necessidades educacionais especiais" representou uma transformação significativa no enfoque educacional. Agora, essa expressão não se limita apenas a indivíduos com deficiências, mas engloba todos os estudantes jovens que enfrentam dificuldades de aprendizado, incluindo aqueles provenientes de desvantagens sociais, independentemente de sua natureza permanente ou temporária, ao longo de sua trajetória escolar. Qual documento é responsável por quebrar esse paradigma?

Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item.


Entre as possíveis explicações para a taxa de insucesso na 1.ª série do Ensino Médio, pode-se mencionar a dificuldade de transição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, bem como a necessidade de planejamento e organização dos estudantes, que necessitam conhecer a Formação Geral Básica, os Itinerários Formativos e as diversas formas de oferta da Educação Profissional Tecnológica.

Considerando os impactos da pandemia de covid-19, julgue o item.


Após o ano de 2020, quando do surto mundial da pandemia de covid-19, verificou-se uma mudança de paradigma quanto ao modo como a educação acontece. A tendência, atualmente, é que o ensino não se dê mais integralmente no formato presencial, mas sim com atividades presenciais conjugadas a outras a distância, tendo surgido uma nova modalidade, chamada híbrida.