Filtrar


Questões por página:
“A escola possui uma missão cultural, tornando-se elemento-chave para a articulação de interesses, de gostos e de socialização de aspectos históricos, sociais e culturais, sendo os professores os seus catalizadores, acelerando ou retardando o processo” (CRUZ, Giselle Barreto, Revista Educar – UFPR,2007). Partindo dessa premissa, a prática docente, no contexto da sala de aula na atualidade das reformas curriculares, deve ser encarada como
O professor deverá apresentar atividades de avaliação nas quais seja possível atribuir os êxitos e os fracassos da aprendizagem a motivos modificáveis e controláveis, como fórmula para entender que é possível avançar quando se realiza trabalho e esforço suficientes para consegui-lo. Neste contexto, é necessário que os alunos:
O conhecimento que temos sobre como se produzem as aprendizagens revela a extraordinária singularidade destes processos, de tal maneira que cada vez é mais difícil estabelecer propostas universais que vão além da constatação destas diferenças e singularidades. Contudo, a tomada de posição em relação às finalidades do ensino, relacionado a um modelo centrado na formação integral da pessoa, implica mudanças fundamentais, especialmente nos conteúdos e no sentido da avaliação. Quando na análise da avaliação introduzimos a concepção construtivista do ensino e a aprendizagem como referencial psicopedagógico, o objeto da avaliação:
O conteúdo escolar é elaborado com base na seleção e na reelaboração de conceitos culturais para, com isso, torná-los satisfatórios para serem repassados nas escolas. Esse processo de seleção cultural leva à discussão de apenas uma parcela de experiências coletivas de indivíduos; em geral, a parcela de conhecimentos, valores e atitudes considerada a versão autorizada ou legítima da cultura. Com isso, ocorre a marginalização da cultura de diversos grupos sociais no contexto escolar e a substituição por conteúdos da parcela hegemônica. Por isso, historicamente, a escola passou a desempenhar o papel de homogeneizar os valores aceitos e promover a assimilação cultural dos alunos. O desafio que se coloca na contemporaneidade é reconhecer a importância de utilizar o espaço escolar para dar voz aos grupos sociais oprimidos e reverter esta situação. Para que isso aconteça:

I. É preciso construir um espaço pedagógico que fortaleça a diversidade cultural, dando um sentido mais democrático aos conteúdos escolares.
II. É necessário identificar o conceito de multiculturalismo utilizado nas propostas curriculares.
III. Deve-se discutir e diferenciar as noções de cultura culta e culturas dominadas.
IV. Deve-se criar escolas multiculturais e escolas cultas; as escolas cultas abrangem o saber tradicional, os métodos e as filosofias transmitidas ao longo da história.


Está correto o que se afirma em

Visualizar Questão Comentada
A educação mediadora considera que o conhecimento é construído socialmente e que as experiências individuais dos alunos desempenham um papel importante nesse processo. Quando o professor mediador explica algo, o aluno escuta. O sentido que o professor pensa ter transmitido pode ser muito diferente do sentido construído pelo aluno. Dificilmente o sentido será o mesmo para duas pessoas diferentes, considerando-se as vivências e os momentos de educação de cada uma. O silêncio do professor é a sua forma de intervir nessa situação. Agindo ou deixando de agir, o aluno interpreta essas reações a sua própria maneira. Cada um dos participantes desse diálogo tem sua própria capacidade de operar mentalmente sobre o mundo e, dessa forma, produzir sentidos diferentes. É essa mágica relação de conhecimento que une ou desune alunos e professores. Assim, o papel do professor mediador é o de

Visualizar Questão Comentada