Filtrar


Questões por página:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ). ( ) A didática, para desempenhar um papel significativo na formação do educador, pode representar somente o ensino de técnicas pelas quais se deseja desenvolver um processo de ensino-aprendizagem. ( ) A didática deixou de ser apêndice de orientações mecânicas e tecnológicas para ser um modo crítico de desenvolver uma prática educativa, forjada de um projeto histórico, que não se fará tão somente pelo educador, mas pelo educador conjuntamente com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade. ( ) A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A concepção de Didática não é única entre os teóricos, ou seja, não existe um padrão conceitual em que todos compartilham do mesmo conceito. A palavra Didática é uma expressão de origem grega que se pode traduzir como:
Qual teoria de aprendizagem defende o pressuposto de que a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento humano, ou seja, que quanto mais aprende, mais o sujeito se desenvolve?
A respeito das questões que abarcam os processos de aprendizagem, consta no artigo 2o da Lei Ordinária no 4087/2015 de 23/06/2015 que as aprendizagens essenciais são definidas como conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e a capacidade de os mobilizar, articular e integrar, expressando-se em:
A criança aprende a explorar o mundo que a cerca e, pela exploração, vai construindo conhecimentos sobre os objetos à sua volta, sobre os locais que frequenta e sobre as pessoas com quem têm contato, iniciando uma compreensão de quais relações pode estabelecer com eles e aprende sobre seus limites e os limites dos outros. Isso caracteriza a importância no processo ensino aprendizagem do(a):