Filtrar


Questões por página:
A Educação no Brasil, nas primeiras décadas do Século XX, sob a influência do Movimento Escolanovista, a legislação educacional e os cursos de formação docente absorvem os ideários desse movimento, pondo em pauta os modelos sociais tradicionais, reafirmando novos valores, como os direitos humanos, a dignidade, a justiça e a liberdade de pensamento. A Didática, nessa conjuntura, tem seus fundamentos reconfigurados, passando a centrar-se:
Visualizar Questão Comentada
Desde os anos 90 do século passado, discute-se que, para os processos educativos, é necessário desenvolver propostas globalizadoras ou planejamentos interdisciplinares porque
Todas as alternativas estão corretas em relação à aquisição dos conceitos históricos para o ensino e aprendizagem da história, exceto:
Visualizar Questão Comentada
Considerando a dimensão da Temporalidade e o ensino da história, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1 ª.
1ª coluna I- Aluno: II- Temporalidade: III- Processo educativo que agrega a Temporalidade:
2ª coluna ( ) percebe as diversas temporalidades no decorrer da história. ( ) é a forma de ensinar a história problematizando pontos de referência, seu marco para compreensão de sua própria história, assim como da história em geral. ( ) é uma importante categoria do conhecimento histórico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Sobre o trabalho com documentos e diferentes linguagens no ensino da História, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta. I- Os documentos históricos contêm uma infinidade de situações que nos permitem trabalhar com diferentes representações sobre o mesmo objeto, isto serve aos objetivos do ensino da história para a construção do sujeito histórico. II- Em uma sociedade imagética como a nossa, caracterizada pela comunicação de massa, pela força das imagens produzidas para e pela televisão, essas linguagens possibilitam construir capacidades de leitura de mundo dos estudantes - sujeitos, cidadãos, trabalhadores -e podem ser tomadas como instrumento didático privilegiado no ensino de História. III- O uso pedagógico, de documento/fonte, recurso didático é restrito para ilustrar historicamente os fatos narrados e estudos no ambiente escolar. IV- As diferentes linguagens: imagens, músicas, literatura, programas de televisão, filmes, desenhos animados/animações, programas de rádio, elementos da cultura material, como também "internet (sites, redes de relacionamento etc.), jogos eletrônicos, têm sido apontadas como elementos para de renovação do ensino de História em contraposição ao ensino tradicional.