Filtrar


Questões por página:
A educação profissional no Brasil possui uma trajetória marcada por transformações sociais, econômicas e políticas, refletidas em diversos marcos legais e institucionais. Sobre essa constituição histórica e legal, assinale a alternativa INCORRETA.

Ariés apresenta duas teses centrais que se tornaram referências em relação à infância, que geraram, até mesmo, algumas polêmicas, mas que não podem ser ignoradas devido a sua importância. Nesse sentido, conforme Ariés:

I. Entre o século XVII e XVIII, aqueles que hoje chamamos de crianças eram adultos menores ou em menor escala de tamanho e isso é constatado por meio das obras de arte que retratam a criança como adultos em miniatura.

II. A criança passa a ser o centro das atenções da família a partir do século XVII, que passa a lhe dar uma importância, até então, desconhecida.

III. A criança se torna uma fonte de distração e relaxamento para o adulto, a partir do século XVII, e este consegue demonstrar cada vez com mais intensidade esses sentimentos.

Quais estão corretas?

Observe a cronologia das transformações no tempo da Historia da Educação do Brasil, onde ela evoluiu em rupturas marcantes e fáceis de serem observadas.

I. A Educação jesuíta é substituída pelo ensino dirigido pelos vices-reis, que são nomeados por Portugal.

II. Uma Lei Geral de 15 de outubro dispõe sobre as escolas de primeiras leis, fixando-lhes o currículo e instituindo o ensino primário para o sexo feminino.

III. Através do Decreto 19.402 é criado o Ministério da Educação e Saúde Publica.

IV. A nova Constituição dispõe pela primeira vez que a Educação é direito de todos, devendo ser ministrada pela família e pelos poderes públicos.

V. O ensino ficou composto, neste período por cinco (5) anos de curso primário, quatro (4) de curso ginasial e três (3) de colegial, podendo ser na modalidade clássica ou científica. O ensino colegial perdeu o seu caráter propedêutico, de preparatório para o ensino superior, e passou a preocupar-se mais com a formação geral.

VI. A Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional é promulgada pela Lei 4.024.

VII. Cria o Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL pela Lei 5.370.

VIII.é sancionada a Lei 9.394, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB.

Faça a correspondência correta.


( ) Período Estado Novo.
( ) Período Imperial.
( ) Período da Abertura Política.
( ) Período Imperial.
( ) Período da Abertura Política.
( ) Período da 2a República.
( ) Período Pombalino.
( ) Período do Regime Militar.
( ) Período da 1a República.
( ) Período da Nova República.

A seqüência correta de cima para baixo é:
Refere-se a um movimento pedagógico do final do século XIX e início do XX, que transformou a educação tradicional, priorizando a criatividade, a individualidade e a participação ativa do aluno. Influenciadores como John Dewey, Maria Montessori e Anísio Teixeira marcaram essa proposta, hoje referência na pedagogia moderna, com foco na formação integral e na autonomia:

Leia com atenção:

I - Criado o Colégio Jesuíta do Maranhão;

II - O Alvará de 28 de julho cria o cargo de diretor de estudos;

III - Reforma Pombalina de Educação.


A ordem cronológica dos eventos acima é: