Filtrar


Questões por página:
Segundo Moura (2010), a Pedagogia de Projetos busca ressignificar a escola dentro da realidade contemporânea, transformando-a em um espaço significativo de aprendizagem para todos que dela fazem parte, sem perder de vista a realidade cultural dos envolvidos no processo. O trabalho por Projetos pode ser dividido em 4 etapas: problematização, desenvolvimento, aplicação e avaliação. Segundo o autor, na etapa da aplicação,
A Pedagogia de Projetos é a construção de uma prática pedagógica direcionada à formação integral dos alunos. Partindo desse pressuposto, é INCORRETO afirmar que a proposta do trabalho por projetos deve assegurar:

“Nos projetos pode existir maior chance de os alunos receberem diferentes estímulos para desenvolverem suas múltiplas inteligências, pois colocam-nos diante de diversas situações, diferentes desafios e solicitam a resolução de dezenas de situações problema” (NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia de projetos: etapas, papéis e atores. São Paulo: Editora Érica,2014)


A Pedagogia de Projetos propõe uma reorganização curricular e metodológica das escolas, na medida em que a interdisciplinaridade passa a ser o eixo condutor das ações pedagógicas.


É uma das vantagens da Pedagogia de Projetos frente ao ensino tradicional:

O trabalho com os temas geradores, ainda hoje em vigor em muitas escolas, apresenta, como problema central, o fato de faltar aos educadores
Visualizar Questão Comentada
O trabalho com a metodologia de projetos exige uma série de rupturas com paradigmas presentes nos modelos de educação. Assinale a opção que contempla as características desse tipo de trabalho.
Visualizar Questão Comentada