Filtrar


Questões por página:
Associe as colunas, numerando os parênteses:

(1) Estrutura organizacional
(2) Divisão do trabalho
(3) Departamentalização
(4) Coordenação

( ) Integração das atividades realizadas.
( ) Forma como as atividades de uma organização são divididas.
( ) Decomposição de uma tarefa.
( ) Agrupamento de atividades de trabalho.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Em Administração, princípio é a afirmação válida para uma determinada situação; é uma previsão antecipada do que deverá ser feito quando ocorrer aquela situação. O fragmento: “Substituir no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática, por métodos baseados em procedimentos científicos" refere-se a um dos princípios mais importantes da administração científica, denominado princípio
No curso da evolução das teorias organizacionais, surgiram, no mesmo momento histórico, a Escola Clássica, fundada nos ensinamentos de Henry Fayol, e, sob o prisma sociológico, a Teoria da Burocracia, desenvolvida por Max Weber. Constituem características de tais escolas, respectivamente,
A visão do CBMSC é:

Uma interessante tipologia de organizações foi proposta por Amitai Etzioni (Organizações Modernas, 1967), que procura classificar as organizações de acordo com o tipo de controle exercido sobre seus participantes para obter sua obediência.

Acerca disso, relacione os tipos de controles na Coluna A com as respectivas descrições na Coluna B e assinale a alternativa correta.


Coluna A

1. Físicos.

2. Materiais.

3. Simbólicos.


Coluna B

( ) são os controles baseados em recompensas e sanções materiais ou em bens materiais, principalmente o dinheiro. Constituem o poder remunerativo.

( ) são os controles baseados na força, coação e ameaça física – latente ou manifesta – para que os participantes obedeçam coercitivamente. Constituem o poder coercitivo.

( ) são os controles baseados em símbolos normativos (como prestígio e status) e sociais (como amor e aceitação) e se fundamentam na ética, na ideologia, na fé e na crença das pessoas. Constituem o poder normativo ou normativo-social.