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As principais variáveis que compõem uma organização foram estudadas pelas diversas teorias organizacionais que fazem parte da história da Administração. Dentre as teorias existentes, a escola das relações humanas teve como foco os aspectos internos e relacionais da organização. Tal abordagem sugere: I- a complexidade da natureza humana; II- o estudo dos tempos e movimentos; III- a racionalidade instrumental na busca de estruturas e sistemas perfeitos de trabalho; IV- a importância dos incentivos psicossociais; V- o condicionamento do homem pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica. Assinale a alternativa CORRETA.
Analisar, pesquisar e até mesmo procurar gerenciar a cultura das organizações tem sido o desafio de diversos pesquisadores e profissionais, uma vez que muitos são os desafios impostos quando se procura modificar a cultura de uma organização. Sobre esse tema, é INCORRETO afirmar que:
Um dos modelos gerais de abordagem da motivação humana no trabalho, no qual se encaixam algumas das mais novas teorias sobre motivação, chama-se modelo dos recursos humanos. Dentro dessa corrente de pensamento, estão algumas convicções básicas sobre a natureza do homem, são elas: I- o trabalho é algo ruim e aversivo em si mesmo; II- o indivíduo quer contribuir para e com o seu trabalho; III- os empregados podem influir positivamente nas decisões sobre seu trabalho em uma direção que favoreça a qualidade para a organização; IV- o incremento da complexidade da tarefa e o controle de sua execução pelo próprio empregado são fatores que reduzem a satisfação no trabalho; V- diferentes fatores se inter-relacionam no processo motivacional: dinheiro, aspectos sociais, o trabalho em si e perspectivas de crescimento. Assinale a alternativa CORRETA.
A liderança tem sido um dos temas centrais em importantes pesquisas no campo da psicologia social e do comportamento organizacional há vários anos. Pesquisas recentes, no entanto, revelam a importância da liderança transformacional nos ambientes organizacionais. Diversas características compõem esse modelo de liderança, dentre elas, destacam-se: I- o líder como um agente de mudanças, é seu papel criar uma organização adaptativa, empreendedora e inovadora; II- a capacidade de assumir riscos, os líderes jamais se opõem ao status quo; III- líderes sensíveis às necessidades da equipe de trabalho, em lugar de assumirem um papel ditatorial; IV- a orientação por valores. Cabe às lideranças, a definição de um conjunto central de valores norteadores de comportamento e seu exemplo de forma incongruente; V- a aprendizagem contínua, os líderes tendem a visualizar os fracassos como experiências de aprendizado, mantendo um grande desejo de continuar crescendo e se desenvolvendo. São CORRETAS, apenas, as afirmativas:
Sobre a abordagem das Relações Humanas, analise as afirmativas a seguir.
I. O trabalhador não ser comporta como um ser isolado, mas sim como um membro do grupo.
II. É papel da organização, encontrar criar dispositivos para garantir o equilíbrio homeostático.
III. Não há uma maneira perfeita de se organizar.
Está correto o que se afirma em