Filtrar


Questões por página:
Considere que um arquiteto está desenvolvendo o projeto de um teatro municipal com capacidade para 500 espectadores e precisa definir o número de espaços reservados para cadeirantes, conforme as normas de acessibilidade. Segundo o Decreto nº 5.296/2004, na sua redação atual, a quantidade mínima de assentos reservados para cadeirantes, a serem instalados e devidamente sinalizados conforme os requisitos estabelecidos nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT, deve corresponder a
Em um projeto de reforma de uma estação de metrô, o arquiteto precisa incluir elementos táteis para garantir a segurança e a autonomia de pessoas com deficiência visual. Durante a elaboração do projeto, surgiu uma dúvida sobre qual recurso seria o mais adequado a ser empregado considerando essa necessidade. Consultada a ABNT NBR 9050:2020, se definiu que o recurso a ser aplicado, corretamente, é:
Ao desenvolver um projeto arquitetônico, o projetista deve tomar como referência a norma técnica brasileira ABNT NBR 9050:2020 para atender aos requisitos de acessibilidade. Segundo essa norma, o Módulo de Referência (MR) de uma pessoa em cadeira de rodas, na vista superior, possui as dimensões de 800 mm x 1 200 mm, conforme ilustrado nas figuras 1 e 2, a seguir.

Q6.png (614×244)

Para a largura de deslocamento em linha reta de uma pessoa em cadeira de rodas, conforme a Figura 2, deve-se adotar, pelo menos,




Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso sobre os princípios do desenho universal tendo com referências básicas as normas técnicas de acessibilidade (ABNT 9050/04).

( ) Equiparação nas possibilidades de uso: O design é útil e comercializável às pessoas com habilidades diferenciadas. ( )Flexibilidade no uso:O design atende a uma ampla gama de indivíduos, preferências e habilidades. ( )Uso Simples e intuitivo: O uso do design é de fácil compreensão, independentemente de experiência, nível de formação, conhecimento do idioma ou da capacidade de concentração do usuário. ( ) Captação da informação: O design pode ser utilizado com um mínimo de esforço, de forma eficiente e confortável.
( )Tolerância ao erro: O design oferece espaços e dimensões apropriados para interação, alcance, manipulação e uso, independentemente de tamanho, postura ou mobilidade do usuário.

A elaboração do projeto e a instalação de sinalização tátil no piso, seja para construção ou adaptação de edificações, espaços e equipamentos urbanos, devem estar adequadas às condições de acessibilidade para usuários com deficiência visual ou surdocegueira. Conforme a NBR 16537 (2024), referente à sinalização tátil, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A sinalização tátil direcional ou de alerta no piso deve ser detectável pelo contraste de luminância entre a sinalização tátil e a superfície do piso adjacente, na condição seca. A diferença do valor de luminância entre a sinalização tátil no piso e a superfície adjacente deve ser de no mínimo 40 pontos da escala relativa.
( ) A sinalização tátil de alerta deve medir entre 0,25 m e 0,60 m na base e no topo de rampas, com inclinação i maior ou igual a 5%.
( ) Deve haver sinalização tátil de alerta no entorno da projeção de elementos com altura livre entre 0,60 m e 2,10 m, distando 0,60 m do limite da projeção.
( ) Deve haver pelo menos 0,60 m de distância entre a sinalização tátil de direcionamento e as paredes, os pilares ou outros objetos.