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Questões por página:
O conjunto de procedimentos que a partir de elementos formais e de conteúdo permitem a identificação de documentos e a elaboração de instrumentos de pesquisa, é denominado de:
A Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, assinado por Fernando Collor, dispõe sobre os arquivos públicos e privados, ressalvando os de sigilo para a:
Sobre a descrição arquivística, analise os itens abaixo:

I- Constitui a parte culminante do trabalho arquivístico por concretizar os objetivos da Arquivologia: organizar e dar acesso aos conteúdos de documentos.

II- O trabalho de um arquivo só se completa com a elaboração de instrumentos de pesquisa, que consistem na descrição e localização dos documentos no acervo, e se destinam a orientar os usuários nas diversas modalidades de abordagem de um acervo documental.

III- A respeito dos objetivos e princípios da descrição, há unanimidade; o que também ocorre quanto aos instrumentos de pesquisa e sua elaboração.

IV- A necessidade da existência da fase de descrição arquivística, advinda da arquivologia tradicional, baseia-se na impossibilidade de um usuário ter acesso físico aos documentos de um arquivo, na procura de um documento específico de seu interesse.

V- Para o auxílio ao usuário, não há necessidade de serem criadas representações ou descrições de entidades arquivísticas, onde são gravadas informações sobre atributos e relações registradas nos documentos.

Analisados os itens, estão INCORRETOS:
Ações relacionadas à formação do profissional que traduzem seu perfil na atualidade demonstram que o arquivista precisa ter uma atitude proativa. O verbo que NÃO condiz com esta assertiva cada vez mais debatida na literatura da área é:
Na literatura científica do campo da Arquivologia, intensificam-se os debates acerca da necessidade de um novo perfil do profissional de arquivo que não seja apenas um organizador de papéis, que lute por uma posição mais proativa de seu saber, que rompa com o mito da objetividade e imparcialidade da área. Para HEYMANN (2008), existe uma fase no processo de tratamento dos arquivos onde esta concepção do arquivista não como um mero conservador, mas como “produtor” de saber, aparece especialmente. É no processo de: