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Concurso:
Prefeitura de Santa Teresa - ES
Disciplina:
Pedagogia
A teoria da psicogênese da língua escrita destaca a importância de compreender os níveis de desenvolvimento da escrita pelas crianças. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) No nível silábico-alfabético, a criança entende completamente a relação entre fonemas e grafemas.
(__) A fonetização da escrita inicia-se no nível silábico e culmina no nível alfabético.
(__) No nível pré-silábico, a criança ainda não compreende que as letras possuem valor sonoro e representam unidades da fala, como sílabas ou fonemas.
(__) O progresso da criança na escrita ocorre por meio da superação de conflitos cognitivos em relação ao sistema de representação.
A sequência está correta em
(__) No nível silábico-alfabético, a criança entende completamente a relação entre fonemas e grafemas.
(__) A fonetização da escrita inicia-se no nível silábico e culmina no nível alfabético.
(__) No nível pré-silábico, a criança ainda não compreende que as letras possuem valor sonoro e representam unidades da fala, como sílabas ou fonemas.
(__) O progresso da criança na escrita ocorre por meio da superação de conflitos cognitivos em relação ao sistema de representação.
A sequência está correta em
Concurso:
Prefeitura de Santa Teresa - ES
Disciplina:
Pedagogia
O processo de aquisição da linguagem escrita é influenciado pela oralidade, sendo essencial compreender as relações entre essas duas modalidades. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) Durante a aquisição da escrita, as crianças podem apresentar marcas da oralidade, como omissões de fonemas e trocas lexicais.
(__) A linguagem escrita é desmembrada da oralidade, principalmente durante o processo de aquisição da escrita, quando não há transferência de aspectos da fala para seus textos.
(__) A oralidade é superior à escrita, pois não depende de regras formais ou gramaticais para estabelecer comunicação, sendo o aspecto determinante para iniciar a verbalização.
(__) A relação entre fala e escrita é complementar, sendo ambas essenciais para o desenvolvimento da comunicação humana.
A sequência está correta em
(__) Durante a aquisição da escrita, as crianças podem apresentar marcas da oralidade, como omissões de fonemas e trocas lexicais.
(__) A linguagem escrita é desmembrada da oralidade, principalmente durante o processo de aquisição da escrita, quando não há transferência de aspectos da fala para seus textos.
(__) A oralidade é superior à escrita, pois não depende de regras formais ou gramaticais para estabelecer comunicação, sendo o aspecto determinante para iniciar a verbalização.
(__) A relação entre fala e escrita é complementar, sendo ambas essenciais para o desenvolvimento da comunicação humana.
A sequência está correta em
Concurso:
Prefeitura de Santa Teresa - ES
Disciplina:
Pedagogia
Os métodos de ensino na alfabetização influenciam diretamente o aprendizado das crianças, sendo um fator determinante no que diz respeito ao desenvolvimento da linguagem. Assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Disciplina:
Pedagogia
Sobre Alfabetização e Letramento, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Pesquisas vêm identificando problemas nos processos e resultados da alfabetização de crianças no contexto escolar, insatisfações e inseguranças entre alfabetizadores, perplexidade do poder público e da população diante da persistência do fracasso da escola em alfabetizar. ( ) “Letramento” é um termo recente, introduzido na linguagem da educação e das ciências linguísticas há pouco mais de duas décadas; seu surgimento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico, nível de aprendizagem da língua escrita perseguido, tradicionalmente, pelo processo de alfabetização. ( ) É necessário reconhecer que, embora distintos, alfabetização e letramento são processos dependentes. ( ) No Brasil, o termo letramento não substituiu a palavra alfabetização, mas aparece associada a ela. Podemos falar, ainda nos dias de hoje, de um alto índice de analfabetos, mas não de “iletrados”, pois sabemos que um sujeito que não domina a escrita alfabética, envolve-se em práticas de leitura e escrita através da mediação de uma pessoa alfabetizada, e nessas práticas desenvolve uma série de conhecimentos sobre os gêneros que circulam na sociedade. ( ) A alfabetização só tem sentido quando desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita. O processo de aquisição da língua escrita não se vincula a uma nova condição cognitiva e cultural. ( ) Até os anos 80, a alfabetização escolar no Brasil caracterizou-se por uma alternância entre métodos sintéticos e métodos analíticos, sempre, porém, com o mesmo pressuposto – o de que a criança, para aprender o sistema de escrita, dependeria de estímulos externos cuidadosamente selecionados.
A sequência correta é:
( ) Pesquisas vêm identificando problemas nos processos e resultados da alfabetização de crianças no contexto escolar, insatisfações e inseguranças entre alfabetizadores, perplexidade do poder público e da população diante da persistência do fracasso da escola em alfabetizar. ( ) “Letramento” é um termo recente, introduzido na linguagem da educação e das ciências linguísticas há pouco mais de duas décadas; seu surgimento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico, nível de aprendizagem da língua escrita perseguido, tradicionalmente, pelo processo de alfabetização. ( ) É necessário reconhecer que, embora distintos, alfabetização e letramento são processos dependentes. ( ) No Brasil, o termo letramento não substituiu a palavra alfabetização, mas aparece associada a ela. Podemos falar, ainda nos dias de hoje, de um alto índice de analfabetos, mas não de “iletrados”, pois sabemos que um sujeito que não domina a escrita alfabética, envolve-se em práticas de leitura e escrita através da mediação de uma pessoa alfabetizada, e nessas práticas desenvolve uma série de conhecimentos sobre os gêneros que circulam na sociedade. ( ) A alfabetização só tem sentido quando desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita. O processo de aquisição da língua escrita não se vincula a uma nova condição cognitiva e cultural. ( ) Até os anos 80, a alfabetização escolar no Brasil caracterizou-se por uma alternância entre métodos sintéticos e métodos analíticos, sempre, porém, com o mesmo pressuposto – o de que a criança, para aprender o sistema de escrita, dependeria de estímulos externos cuidadosamente selecionados.
A sequência correta é:
Concurso:
Prefeitura de Pau D'Arco - PI
Disciplina:
Pedagogia