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No que concerne às capacidades linguísticas da alfabetização, a compreensão e valorização da cultura escrita (capacidades, conhecimentos e atitudes) diz respeito, entre outros, a
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Na visão dos construtivistas, não se aprende por pedacinhos, mas por mergulhos em conjuntos de problemas que envolvem vários conceitos simultaneamente. No caso da alfabetização, utilizar textos do cotidiano é muito mais produtivo do que seguir uma cartilha. Isso não quer dizer que o ensino não deva ser objeto de planejamento e sistematização. (...) Conforme a teoria exposta em Psicogênese da Língua Escrita, toda criança passa por fases até que esteja alfabetizada.
Analise as enunciações seguintes conforme a teoria enunciada.
I. Pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada. II. Silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma. III. Silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas. IV. Alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.
Marque a alternativa com a série na sequência coerente com o enunciado:

Desde muito cedo, o mundo é um campo de investigação para as crianças. Tudo vira objeto de investigação. Mole, duro, fino, grosso, macio, áspero, pequeno, grande. Na Arte, a experimentação é fundamental e esse espírito deve ser estimulado. Sabemos que as crianças não fazem Arte porque não têm a intenção de fazê-lo, mas o educador bem preparado pode realizar um bom trabalho. Assinale a alternativa correta.

Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e percepção de suas limitações, é um dos principais objetivos da Educação Infantil. Assinale a alternativa correta. I- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar; II- Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades, que não serão permitidas na educação infantil. III- Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva; IV- Conhecer algumas manifestações culturais, de interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade;
A leitura é uma habilidade essencial para o desenvolvimento pessoal e acadêmico. Para estimular as crianças a praticarem os diversos tipos de leitura e melhorarem suas habilidades, é importante criar um ambiente propício e oferecer suporte adequado. (Luiz Miranda, revista Quero)
O conselho mais adequado à tarefa de incentivar a leitura, é: