Filtrar


Questões por página:

Analise as informações a seguir:

l. A alfabetização e o letramento são dois processos diferentes, porém simultâneos e indissociáveis, já que, a alfabetização, em seu sentido estrito, envolve ações específicas de ler e escrever, ou seja, supõe o acesso instrumental ao mundo da leitura e da escrita, extrapolando a ideia de que escrever é codificar e ler é decodificar. Já o letramento envolve a compreensão, o saber lidar com diferentes gêneros textuais, bem como envolve o estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita.

Il. O letramento pode ser considerado como a imersão do sujeito na cultura escrita, participação em experiências variadas com a leitura e a escrita, conhecimento e interação com diferentes tipos e gêneros de material escrito. A alfabetização é a consciência fonológica e fonêmica, identificação das relações fonema-grafema, habilidades de codificação e decodificação da língua escrita, conhecimento e reconhecimento dos processos de tradução sonora da fala para a forma gráfica da escrita.

III. A escolarização, por sua vez, é uma prática formal e institucional de ensino que visa a uma formação integral do indivíduo, sendo que a alfabetização é apenas uma das atribuições da escola. Vale destacar que a escola possui projetos educacionais amplos, ao passo que a alfabetização é uma habilidade restrita. Segundo Street (1995), é preciso ter cautela diante da tendência à escolarização do letramento, que sofre de um mal crônico ao supor que só existe um letramento. Existem letramentos sociais que surgem e se desenvolvem à margem da escola, não precisando por isso serem depreciados.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as informações a seguir:


I. Para Magda Soares (2018), alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado. Concordando com a autora, é possível afirmar que no processo de aquisição da escrita alfabética, o letramento envolve a compreensão e o saber lidar com diferentes gêneros textuais.

Il. Na perspectiva tradicional de alfabetização, predominava uma aprendizagem do código desvinculado dos usos sociais da leitura e escrita. Todavia, através do aprofundamento dos estudos sobre essa temática, evidenciou-se que a escrita alfabética não é um código que se aprende memorizando. Ademais, o Sistema de Escrita Alfabética é um sistema notacional, e a aquisição desse conhecimento deve ser promovida, numa perspectiva crítica, através da reflexão ou da repetição.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as informações a seguir:

I. O letramento pode ser visto como um conjunto de práticas sociais que envolvem o texto escrito. O letramento, porém, não pode ser plural e envolver outras linguagens, pois deve ser focado na linguagem verbal através dos textos.
II. O sentido plural do letramento focaliza as práticas na vida das pessoas, práticas que são realizadas com finalidades para atingir os seus fins específicos de vida, e não um conjunto de competências que estão armazenadas focadas unicamente na escrita.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as informações a seguir:


I. A alfabetização pode ser entendida como um processo de aquisição da “tecnologia da escrita”, isto é do conjunto de técnicas, procedimentos habilidades, necessárias para a prática de leitura e da escrita: as habilidades de codificação de fonemas em grafemas e de decodificação de grafemas em fonemas, isto é, o domínio do sistema de escrita.


II. Pode-se afirmar que alfabetização é um processo baseado em perceber e memorizar, para aprender a ler e escrever. Assim, torna-se desnecessário que o aluno construa um conhecimento de natureza conceitual, pois é preciso saber o que é a escrita, sendo secundário que saiba de que forma ela representa graficamente a linguagem.


Marque a alternativa CORRETA:

A conscientização dos educadores sobre a interdependência entre alfabetização e letramento é fundamental para garantir que o ensino da leitura e escrita seja completo e eficaz. O letramento contempla estratégias como:

I. Mediar atividades que integrem leitura e escrita ao cotidiano, contextualizando.
II. Explorar diferentes gêneros textuais, como contos, poemas, notícias, receitas e cartas.
III. Disponibilizar materiais escritos variados, como livros infantis, revistas, jornais e cartazes.
IV. Enfatizar exclusivamente a técnica de leitura e escrita por meio de exercícios.
V. Priorizar a leitura silenciosa individual sem promover discussão sobre o conteúdo.

Está CORRETO o que se afirma em: