Filtrar


Questões por página:
Leia a situação hipotética abaixo.
A professora Ana Luíza, relata que na sua turma de alfabetização, insiste muito na leitura, “eu leio para eles tudo o que escrevo, leio em voz alta. Vou escrever e ler alto para eles, e chamo a atenção para olharem e digo o que está escrito. Eles perguntam por que estou lendo tudo, então eu falo que é para eles não errarem, para copiarem certo e aprenderem a escrever certo”. Diante desse contexto, podemos afirmar que, a prática pedagógica adotada pela professora:
Diante de uma turma com crianças em diferentes ritmos de aprendizagem, o professor decidiu utilizar o método sintético de alfabetização. Esse método tem como característica principal:

I. A identificação de letras e fonemas isolados e depois combinação desses para formar palavras e frases.
II. A composição fonética e não a compreensão global do texto e o reconhecimento de palavras de início.
III. Partir da identificação de palavras inteiras e frases para a compreensão do significado e do contexto.
IV. Partir dos componentes fonéticos, sons das letras, e depois as palavras e frases.

Está CORRETO o que se afirma em:
No início da década de 1980, o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita foram questionados de forma mais sistemática no Brasil, levando os pesquisadores a adotarem três modelos teóricos para explicar os problemas da alfabetização. Um desses modelos foi resultado da perspectiva construtivista, que:
No contexto da alfabetização no ensino fundamental I, a transição da fase silábica para a silábica-alfabética é um momento importante no desenvolvimento da escrita. Em relação a essa transição, é CORRETO afirmar que o aluno:

Julgue o item que se segue.


A inclusão da alfabetização plena e capacitação gradual para a leitura ao longo da Educação Básica como requisitos indispensáveis para a efetivação dos direitos e objetivos de aprendizagem e para o desenvolvimento dos indivíduos, conforme previsto na Lei 14.407 de 2022 (que alterou a LDB 9394/96), reforça a importância da formação de habilidades fundamentais desde os primeiros anos de escolaridade, visando garantir uma base sólida para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.