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De acordo com o Decreto Federal 11.556/23, a implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada visa exclusivamente à alfabetização de crianças, negligenciando a importância da educação continuada e da alfabetização de adultos, resultando em lacunas educacionais significativas na população adulta.

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O letramento é um estágio posterior à alfabetização, ocorrendo somente após o pleno domínio da decodificação e codificação das letras, quando o sujeito se torna capaz de participar ativamente das práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita.

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Um indivíduo pode ser considerado alfabetizado sem ser necessariamente letrado, indicando que sabe ler e escrever, mas pode não saber utilizar essas habilidades frequentemente.

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O processo de alfabetização é exclusivamente responsável por ensinar as crianças a ler e escrever, enquanto o letramento se concentra na compreensão e interpretação de textos escritos, não abordando diretamente a habilidade de escrita.

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A alfabetização é o processo pelo qual se aprende a codificar e decodificar símbolos linguísticos, enquanto o letramento envolve a aplicação dessas habilidades em contextos sociais diversos.