Filtrar


Questões por página:
“É uma palavra que tem conceito recente, introduzido na linguagem da educação e das ciências linguísticas há pouco mais de duas décadas. Seu surgimento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico, nível de aprendizagem da língua escrita perseguido, tradicionalmente, pelo processo de alfabetização”. A concepção faz referência à(ao):
A alfabetização não se reduz a ensinar as crianças a juntarem as letras. A compreensão da escrita depende da imaginação que formula as imagens do que será representado pela escrita, o que revela a importância das imagens e do imaginário infantil nos processos educativos. Portanto, é pertinente afirmar que:
Quando a instituição de educação infantil baseia suas práticas na ideia equivocada de que as famílias dificultam o processo de socialização e de aprendizagem das crianças, a relação entre essas duas importantes instituições fica comprometida. Para que o trabalho dos profissionais que atuam na creche e na pré-escola tenha êxito, é imprescindível estabelecer:

Os métodos de alfabetização podem ser classificados em dois grupos principais: sintéticos e analíticos. Os métodos sintéticos iniciam com a leitura dos elementos gráficos, como letras e sílabas, e progridem até a leitura completa das palavras. Entre esses métodos estão o alfabético, o fônico e o silábico. Por outro lado, os métodos analíticos começam com a leitura de palavras, frases ou textos, para, posteriormente, reconhecer os elementos gráficos, como sílabas e letras.


(Fonte: https://acesse.dev/metodos-e-processos.adaptado)


Em relação ao método fônico, é CORRETO afirmar que:

mostrar texto associado
A pesquisadora Angela Kleiman, ao abordar a questão da leitura na escola, explica que não existem leituras completamente autorizadas em um sentido absoluto, mas sim reconstruções de significados, que podem ser mais ou menos adequadas de acordo com os objetivos e intenções do leitor. Nesse sentido, a leitura na escola deve abordar estratégias que