Filtrar


Questões por página:
Em “Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos”, a autora Magda Soares sinaliza que:

“A aprendizagem da língua escrita tem sido objeto de pesquisa e estudo de várias ciências nas últimas décadas, cada uma delas privilegiando uma das facetas dessa aprendizagem”.

São consideradas facetas mais salientes:

1. A faceta fônica, que envolve o desenvolvimento da consciência fonológica, imprescindível para que a criança tome consciência da fala como um sistema de sons e compreenda o sistema de escrita como um sistema de representação desses sons, e a aprendizagem das relações fonema-grafema e demais convenções de transferência da forma sonora da fala para a forma gráfica da escrita.
2. A faceta da leitura fluente, que exige o reconhecimento linear e segmentado de palavras e sentenças.
3. A faceta da leitura compreensiva, que supõe ampliação de vocabulário e desenvolvimento de habilidades como interpretação, avaliação e inferência; a faceta da identificação e do uso adequado das diferentes funções da escrita, dos diferentes portadores de texto, dos diferentes tipos e gêneros de texto etc.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
De acordo com José Morais, em seu texto “Criar leitores para uma sociedade democrática”, o processo de alfabetização envolve as seguintes aquisições:

1. A compreensão do princípio alfabético, isto é, que as letras ou grupos de letras não correspondem a sons, mas a fonemas.
2. A do mecanismo elementar da leitura. Aprender a ler uma palavra, por exemplo monossilábica, é aprender a identificar os grafemas que a constituem, a associar-lhe os fonemas correspondentes e a reuni-los na ordem correta num único som.
3. A do mecanismo elementar da escrita. Aprender a escrever é aprender a analisar a palavra nos seus fonemas, a fazer corresponder, a cada fonema, o grafema e, portanto, a letra ou letras apropriadas, e a escrever essas na ordem correta.
4. A da consolidação, numa forma de memória a longo prazo, das representações ortográficas das palavras que se teve a ocasião de decodificar ou codificar correta e rapidamente várias vezes. A decodificação e a codificação conscientes, controladas e sequenciais, isto é, do início para o fim da palavra, não são mais necessárias para as palavras conhecidas. As suas representações ortográficas passam a ser ativadas de maneira automática, sem necessidade de controle consciente e na base de um processamento em paralelo dos diferentes constituintes da palavra.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
De acordo com o Currículo do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Chapecó, SC (2019) – O aluno do ensino fundamental I:

É importante considerar que o público que frequenta o Ensino Fundamental I é composto por crianças. Ao continuar o processo de apropriação de conhecimentos nessa etapa inicial, cuja preocupação se centra na aquisição da linguagem escrita e nos letramentos matemáticos e científicos, ou seja, a alfabetização em todas as suas dimensões, as instituições educativas e os docentes precisam compreender, também, o misto de sentimentos e emoções que o aluno, os familiares e docentes têm em relação a esse processo.

Assim, para desenvolver as habilidades socioemocionais e as competências esperadas, o planejamento e a atuação docente devem considerar:

1. A maturação mental.
2. A alegria.
3. A descoberta.
4. A novidade.
5. O medo

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Qual a principal diferença na aquisição da linguagem entre crianças surdas e crianças ouvintes?
A aprendizagem do português como segunda língua apresentará vários estágios. No processo de aquisição do português, as crianças surdas apresentarão um sistema que não mais representa a primeira língua, mas ainda não representa a língua alvo. Tais estágios, que apresentam características de um sistema linguístico com regras próprias e que vai em direção à segunda língua, são conhecidos como