Filtrar


Questões por página:
É de comum acordo entre os estudiosos do tema que o trabalho com os gêneros textuais na sala de aula é primordial para o incentivo e desenvolvimento da leitura e escrita.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) considerando essa afirmativa.
( ) Desde que não concebamos os gêneros como modelos estanques nem como estruturas rígidas, mas como formas culturais e cognitivas de ação social corporificadas na linguagem, somos levados a ver os gêneros como entidades, cujos limites e demarcação se tornam fluidos.
( ) Toda manifestação verbal se dá sempre por meio de textos realizados em algum gênero. Assim, a centralidade da noção de gênero textual está no trato sociointerativo da produção linguística.
( ) O texto é o resultado de uma ação linguística e suas fronteiras são indeterminadas, já que está cercado pelo mundo em que ele está inserido.
( ) Os problemas ortográficos ou sintáticos atrapalham a compreensão se o texto estiver inserido numa cultura e circular entre indivíduos que a dominam. A textualidade também depende de regras sintáticas ou ortográficas, além das condições cognitivas e discursivas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Em uma escola de Ensino Fundamental, um grupo de educadores debatiam sobre o processo de aquisição da escrita e da leitura pelas crianças. O professor Manolito salientou que a língua possibilita a interação entre as pessoas no contexto social em que vivem, sua função é, pois, sociointerativa. Essa função se concretiza por meio de textos. Pensando nisso, o grupo de educadores organizou uma sequência didática para trabalhar com diferentes tipologias textuais com as crianças, pois sabem a importância do trabalho com textos para o processo de desenvolvimento da escrita e da leitura delas. Acerca deste relato, podemos afirmar que o trabalho com diferentes tipos de textos, está relacionado:
A professora Doralice trabalha nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sabe muito bem que embora sejam processos distintos, alfabetização e letramentos são complementares. Acerca da alfabetização, assinale a alternativa correta.

Leia a citação abaixo:

 

“A história da alfabetização é a história da escola! E se quisermos dar outro rumo à vergonhosa história da alfabetização em nosso país, é à história da escola que temos que dar outro rumo – é a escola que temos de transformar”.

 

Magda Soares

 

 

Para autora Magda Soares(2020), está mais do que na hora de o Brasil superar o problema básico da nossa educação: as crianças não estão aprendendo a ler e a escrever como deveriam. Portanto, para a autora é preciso AlfaLetrar, isso significa:

Todas as crianças precisam de oportunidades para pôr em jogo o que sabem para se aproximar pouco a pouco desse objeto importante da cultura que é a escrita.” Tendo como parâmetro tal citação, é INCORRETO afirmar: