Filtrar


Questões por página:

No Brasil, a Literatura Infantil deu os primeiros passos com as obras de Carlos Jansen, (Contos seletos das mil e uma noites), Figueiredo Pimentel, (Contos da Carochinha), Coelho Neto, Olavo Bilac e Tales de Andrade. Porém, o mais importante escritor infantil foi Monteiro Lobato. É com ele que se inicia, de fato, a Literatura Infantil no Brasil.


Assinale a alternativa que apresenta três das principais obras de Monteiro Lobato.

A Literatura Infantil é a literatura feita para as crianças. Ela é composta por histórias, poemas, cantigas, etc. Quando a Literatura Infantil surgiu, seu objetivo principal era educar, ensinar, trazer lições de moral para as crianças. Porém, atualmente, esses não são mais os principais objetivos. A Literatura Infantil de agora, busca mostrar a realidade das crianças, como elas pensam e como sonham. Diante disso, referente à Literatura Infantil, é correto afirmar que:
A importância da aprendizagem em todos osníveis de escolaridade, principalmente naeducação infantil, quanto ao processo dealfabetização numa perspectiva de letramentotem intensificado para além da compreensãocomo ato de ler e escrever, mas comoaprendizagens significativas e de forma efetivacapazes de propiciar às crianças não apenas odesenvolvimento cognitivo, mas a aquisiçãoadequada de habilidades que serão usadas aolongo de toda a vida cidadã.


Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/ anais/linguas/2021/61bb8f0aa7092_16122 021161002.pdf. Acesso em: 29 mar.2024. (adaptado)





Considerando a abordagem do texto sobre os processos de alfabetização e letramento, à luz de teóricos precursores, avalie as afirmações a seguir:

I. Em termos de significados a alfabetização e o letramento são dois processos diferentes que ocorrem de forma indissociável e interdependente.

II. É na educação infantil que a alfabetização na perspectiva do letramento pode alcançar resultados favoráveis ao processo de leitura e escrita.

III. Letramento implica utilizar a leitura e a escrita de modo diferente da simples ação de ler e escrever como ocorre na codificação e decodificação, pois representa o uso da leitura e da escrita em distintos contextos sociais.

IV. Nas séries iniciais da educação básica no processo de alfabetização é relevante apenas a codificação das consoantes.

V. No processo de alfabetização o letramento será a base, uma vez que leitura e escrita são essenciais meios de comunicação e interação e a alfabetização, deve ser vista pelo sujeito como instrumento para envolver-se nas práticas e usos da língua escrita.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Analise o trecho a seguir.

[...] na sala de aula, a primeira coisa a fazer é selecionar o livro que será lido e discutido pela turma. Já nesse momento, o professor precisa ficar atento ao processo de escolarização da literatura. São várias as instâncias de escolarização da literatura mencionadas por Magda Soares (1999), a começar pela biblioteca que determina rituais de leitura, como se deve ler, o que ler e em quanto tempo ler.

I- A leitura e o estudo dos textos literários é, em sala de aula, outra instância da escolarização. Não podemos negar que essa escolarização pode acontecer de maneira inadequada quando a escola utiliza um texto literário, deturpando-o, falseando-o, transformando o que é literário em pedagógico;

II- Para se evitar esta inadequação, alguns cuidados devem ser tomados, tais como privilegiar o texto literário e prestar atenção ao escolher um texto do livro didático, pois esse pode estar fragmentado, além do mais já se trata da transposição de um suporte para o outro;

III- Devemos escolher o texto no seu suporte original, ou seja, o livro infantil. Respeitar a integralidade da obra também é importante, no entanto podemos retirar ou saltar partes do texto que, por alguma razão, achamos inadequadas para nossos alunos.

(https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1 /01d16t08.pdf)

Indique a alternativa correta conforme contexto acima.

Leia o fragmento a seguir.

Cabe à literatura “[...] tornar o mundo compreensível transformando a sua materialidade em palavras de cores, odores, sabores e formas intensamente humanas”.

(COSSON, Rildo,2006b, p.17)

Analisando contexto acima, compreende-se que: