Filtrar


Questões por página:
Entrar em contato com diferentes tipos de textos, ilustrações e histórias tem um grande papel na formação dos leitores na educação infantil. Isso expõe a criança a maior variedade de palavras, estéticas e estruturas narrativas. Considerando diferentes tipos de gêneros de literatura infantil, relacione-os adequadamente com suas características.
1. Fábula. 2. Apólogo. 3. Parábola. 4. Mito.
( ) Narrativa antiga que fala de deuses, duendes, heróis fabulosos, ou de situações em que o sobrenatural domina. ( ) Narrativa de uma situação vivida por animais que alude a uma situação humana e tem por objetivo transmitir certa moralidade. ( ) Narrativa breve de uma situação vivida por seres inanimados, que adquirem vida e aludem a uma situação exemplar para os homens. ( ) Narrativa breve de uma situação vivida por seres humanos (ou por humanos e animais), da qual se deduz, por comparação, um ensinamento moral ou espiritual.
A sequência está correta em
Questão Anulada
Analisando o panorama educacional do Brasil desde o final do século XIX, percebe-se que, ao se falar de leitura e escrita, logo se pensa em alfabetização. E, ao se pensar em alfabetização, surge um embate: qual é o método mais adequado? Foram muitas as tentativas de se encontrar o melhor, pois se acreditava que a previsão, o planejamento e a elaboração de materiais diversificados poderiam se viabilizar com mais sucesso por meio de determinado método. Considerando os estudos desenvolvidos em torno dos métodos de alfabetização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Devemos considerar que é um fato incontestável que só a partir da descoberta do princípio alfabético e das convenções ortográficas será formado um leitor e escritor autônomo. ( ) Alfabetizar letrando ou letrar alfabetizando pela integração e pela articulação das várias facetas da aprendizagem inicial da língua escrita é o caminho para superação dos problemas que estamos enfrentando nesta etapa da escolarização. ( ) Uma prática pedagógica centrada no estudo das correspondências fonográficas garante uma alfabetização de qualidade, pois é dessa forma que a criança se apropria do princípio alfabético. ( ) O desafio que se coloca hoje para os professores é o de conciliar a alfabetização e o letramento, de modo a assegurar aos alunos a apropriação do sistema alfabético- -ortográfico e a plena condição de uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita. ( ) Para o ensino da escrita, os métodos analíticos valorizam o desenho correto das letras, trabalhando a escrita cursiva desde o início da alfabetização e priorizando a caligrafia, a ortografia e o treino da escrita.
A sequência está correta em
O processo de alfabetização deve estimular a criança a falar e a ouvir, por meio de atividades lúdicas. Em relação à escrita, a curiosidade sobre os textos escritos deve ser estimulada na criança, pois ela construirá uma concepção de língua escrita após a iniciação da cultura escrita. Portanto, é nos primeiros anos do ensino fundamental que a criança irá aprofundar os seus conhecimentos sobre linguagens. Ela deve adquirir o sistema de escrita alfabético e desenvolver habilidades de leitura e escrita, a partir de quatro práticas de linguagem; assinale-as.
Conforme o documento A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos, a insuficiência de conceitos e expressões capazes de retratar a situação da população em relação à apropriação da linguagem escrita, bem como de designar os diferentes aspectos que englobam esse fenômeno, levou alguns estudiosos a empregarem o termo “ ”, como forma de designar o estado ou a condição que cada indivíduo ou grupos de indivíduos passam a ter a partir da aquisição da língua escrita.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Em uma determinada escola de ensino fundamental, um garoto de 6 anos de idade está aprendendo a escrever. A professora pediu a ele que escrevesse a palavra “menino”, e ele escreveu UOA; ela pediu que escrevesse a palavra “caderno”, e ele escreveu VCU; ela pediu que escrevesse a palavra “borboleta”, e ele escreveu UUIQ.
Analisando a escrita desta criança e suas hipóteses, com base no documento A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos, é correto afirmar que se trata de uma escrita