Filtrar


Questões por página:

Analise o trecho a seguir.

Para entendermos como a escrita atravessa a nossa existência das mais variadas maneiras, criamos o termo letramento, ou seja, designamos por letramento os usos que fazemos da escrita em nossa sociedade. Dessa forma, letramento significa bem mais do que o saber ler e escrever. Letramento _________. Falando de uma maneira mais elaborada, letramento designa as práticas sociais da escrita que envolvem a capacidade e os conhecimentos, os processos de interação e as relações de poder relativas ao uso da escrita em contextos e meios determinados.

(https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1 /01d16t08.pdf)

Indique a alternativa que melhor preenche a lacuna acerca do contexto apresentado.

Leia o texto a seguir.

O ato de ler ativa uma série de ações e pensamentos que ocorrem ao mesmo tempo:

Estratégias de leitura.

I- Decodificação: aprender a decodificar pressupõe aprender as correspondências que existem entre sons da linguagem e os signos, ou os conjuntos de signos gráficos; Inferência: contexto para interpretar o texto, independe dos conhecimentos de mundo, por estar restrito ao texto.

II- Antecipação: não está escrito no texto. Vai se confirmando ou não, de acordo com a leitura.

III- Seleção: utilização durante a leitura do que é útil para a interpretação do texto, desprezando o que não é importante; Verificação: confirmação e checagem das demais estratégias na medida em que se lê.

Para tentar atribuir significado a um texto, o educando colocará em foco tudo o que sabe sobre a língua. Uma boa situação de aprendizagem é aquela em que o educador propõe atividades desafiadoras, ou seja, ao mesmo tempo difíceis e possíveis.

(http://portal.mec.gov.br/)

Considerando o contexto apresentado e a totalidade dos itens, considera-se correta a alternativa:

É preciso ter em mente que o processo de ortografização em sua completude:
Assinale a alternativa incorreta. A humanidade levou milênios para estabelecer a relação entre um grafismo e um som. Durante esse período, a representação gráfica deixou de ser motivada pelos objetos e ocorreu um deslocamento da representação do significado das palavras para a representação convencional de sons dessas palavras. No alfabeto ugarítico, por exemplo, as consoantes, mais salientes sonoramente e em maior número, foram isoladas primeiro. Pesquisas sobre a construção da língua escrita pela criança mostram que, nesse processo, é preciso:
Dominar o sistema de escrita do português do Brasil não é uma tarefa tão simples. Trata-se de um processo de construção de habilidades e capacidades de análise e de transcodificação linguística. Um dos fatos que frequentemente se esquece é que estamos tratando de uma nova forma ou modo (gráfico) de representar o português do Brasil, ou seja, estamos tratando de uma língua com suas variedades de fala regionais, sociais, com seus alofones, e não de fonemas neutralizados e despidos de sua vida na língua falada local. De certa maneira, é: