Filtrar


Questões por página:
Luria (1989, p.102) afirma que “[...] a criança não é um adulto em miniatura. Ela modela sua própria cultura primitiva; embora não possua a arte da escrita, ainda assim escreve, e ainda que não possa contar, ela conta”. A partir dessa observação realizada pelo autor, é possível afirmar que o processo de leitura e escrita ocorre de qual forma?
Sabe-se que a tarefa de alfabetizar é um desafio e, como tal, é imprescindível que o professor almeje subsídios para executá-la com precisão, levando em conta o que a criança conhece ao entrar na escola e mostrando na prática, de maneira contextualizada, a importância de estar alfabetizado para se fazer presente na sociedade. Afinal, além de muitas crianças temerem a aprendizagem da leitura e da escrita, desconhecem a necessidade dessas habilidades em um contexto social (OLIVEIRA, 2021). Tomando como base os processos acerca da Psicogênese da Língua Escrita, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F)
( ) Os primeiros estudos acerca da Psicogênese da Língua Escrita, tinham a intenção de compreender o porquê do fracasso escolar, entender os altos índices de desistência e conhecer as hipóteses que as crianças fazem em relação à escrita. ( ) O estudo acerca da língua escrita gerou impactos consideráveis: causou uma imensa revolução conceitual no campo da alfabetização, trazendo Piaget e o construtivismo para esse campo e fornecendo subsídios para que muitos docentes buscassem alternativas diferenciadas. ( ) A alfabetização e o letramento, como processos interdependentes e simultâneos, não consistem em pré-requisito de um para o outro. ( ) Pode-se afirmar que a aquisição da escrita como sistema de representação envolve tanto o conhecimento que o aluno já tem sobre este objeto ao chegar à escola, quanto a intervenção do adulto alfabetizado, na maneira de como ‘vive’ e conduz este processo
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:
Em seu livro Literatura Infantil, gostosuras e bobices (2016, p.16), Fanny Abramovich afirma: “Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor”. Assim sendo, quando se vai ler uma história para crianças, é preciso alguns cuidados, como:
A noção de conscientização para a alfabetização foi formulada inicialmente por: