Filtrar
26 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 6
Questões por página:
“O secretário-geral da OEA, Luis Almagro, acionou nesta terça-feira a Carta Democrática Interamericana para a Venezuela, ao considerar que há elementos suficientes indicando que a ‘ordem democrática’ está sendo afetada no país sul-americano, o que pode levar a uma situação de ‘ilegitimidade’ se não for remediada. Almagro insta o Governo a se comprometer com a realização este ano do referendo revogatório, com a libertação dos presos políticos e com a suspensão do ‘bloqueio permanente’ da Assembleia Nacional, nas mãos da oposição que havia solicitado que ele atuasse diante da crise vivida no país sul-americano, que pode afetar todos os países da América Latina.”
(Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/05/31/ internacional/ 1464701924_470315.html.)
O atual presidente da Venezuela, no poder desde 2013, é:
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/divisaopoliticoadministrativa-brasil.htm Acesso em 07.11.2024.
Ainda sobre o contexto da organização político-administrativa e territorial do Brasil, analise as assertivas abaixo. A seguir aponte a alternativa CORRETA.
I - As divisões territoriais do Brasil incluem estados, municípios e distritos, além de regionalizações como regiões e complexos regionais, para facilitar a administração e o controle do país.
II - O Mato Grosso do Sul e Tocantins são exemplos de estados criados em razão de divisões territoriais mais recentes, estabelecidas, respectivamente, em 1977 e 1988.
III - Os estados brasileiros possuem autonomia para criar leis independentes, que não precisam seguir a Constituição Federal, desde que atendam às necessidades locais.
CHADE, Jamil. Brasil é 15º país a adotar medida; Holanda foi 1º . O Estado de S. Paulo, São Paulo,15 maio 2013. Disponível em:
Em 2013, o país da Europa Ocidental que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em meio a diversas manifestações públicas contrárias à medida, foi a

Na charge acima, datada de dezembro de 2014, estão representados Fidel Castro e seu irmão e sucessor político, Raúl Castro.
A lata de refrigerante que o atual presidente cubano parece esconder de um Fidel já idoso e fisicamente combalido é o elemento da imagem que explicita a referência ao