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165 Questões de concurso encontradas
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Concurso:
IF- RN
Disciplina:
Contabilidade de Custos
A empresa Y fabrica um único produto. Seu custo total de produção engloba R$ 75.000,00 de custos fixos e R$ 45,00 de custos variáveis por unidade. Dada que sua produção é de 5.000 unidades, e a meta da empresa é alcançar uma margem de lucro de 25% sobre o preço de venda, o preço de venda unitário deve ser
Concurso:
IF- RN
Disciplina:
Contabilidade de Custos
Uma empresa tem um custo fixo mensal de R$ 90.000,00 para a fabricação de um produto e um custo variável, por unidade produzida, de R$ 30,00. Considerando que cada unidade desse produto é vendida por R$ 70,00, o valor do ponto de equilíbrio em reais é de
Concurso:
IF- RN
Disciplina:
Contabilidade de Custos
A MÁRIO ÁGUA MINERAL é uma empresa registrada como Microempreendedor Individual (MEI), com sede em um espaço destinado à realização de eventos esportivos, culturais e religiosos. Sua atividade principal é a comercialização de garrafas de água mineral de 250 ml, nas versões com e sem gás.
Em abril de 2025, a empresa atuou apenas nos dias 18 e 19, sexta-feira e sábado da Semana Santa, durante dois eventos promovidos pela Diocese local. Os custos fixos mensais da MÁRIO ÁGUA MINERAL somam R$ 5.000,00, valor que inclui a contribuição do MEI, o aluguel do ponto comercial e a retirada mensal do proprietário.
No primeiro dia de evento, foram adquiridas 40 caixas de água mineral para revenda — metade com gás e metade sem gás — ao custo de R$ 50,00 por caixa, sendo que cada caixa contém 50 garrafas. Todo o estoque foi vendido ao preço unitário de R$ 2,00 por garrafa, independentemente do tipo.
Com base nos resultados obtidos no primeiro dia, o proprietário elaborou um relatório financeiro para orientar o planejamento das ações do segundo dia de evento, conforme apresentado no quadro a seguir.
Com base no relatório, ele notou que, mantendo as mesmas condições no segundo evento, a empresa não atingiria o ponto de equilíbrio contábil.
Após pesquisar o perfil do público do evento de 19/04/2025, mantendo a mesma quantidade de produtos transacionados no dia anterior (18/04/2025), o proprietário decidiu aumentar o preço de venda das garrafas de água mineral com gás. O objetivo era alcançar o ponto de equilíbrio contábil em abril de 2025, considerando que já recebia remuneração como pessoa física.
Dado que o planejamento da empresa MÁRIO ÁGUA MINERAL foi integralmente cumprido, o valor do preço de venda unitário da água mineral com gás, estabelecido para o segundo dia do evento, foi de
Em abril de 2025, a empresa atuou apenas nos dias 18 e 19, sexta-feira e sábado da Semana Santa, durante dois eventos promovidos pela Diocese local. Os custos fixos mensais da MÁRIO ÁGUA MINERAL somam R$ 5.000,00, valor que inclui a contribuição do MEI, o aluguel do ponto comercial e a retirada mensal do proprietário.
No primeiro dia de evento, foram adquiridas 40 caixas de água mineral para revenda — metade com gás e metade sem gás — ao custo de R$ 50,00 por caixa, sendo que cada caixa contém 50 garrafas. Todo o estoque foi vendido ao preço unitário de R$ 2,00 por garrafa, independentemente do tipo.
Com base nos resultados obtidos no primeiro dia, o proprietário elaborou um relatório financeiro para orientar o planejamento das ações do segundo dia de evento, conforme apresentado no quadro a seguir.

Com base no relatório, ele notou que, mantendo as mesmas condições no segundo evento, a empresa não atingiria o ponto de equilíbrio contábil.
Após pesquisar o perfil do público do evento de 19/04/2025, mantendo a mesma quantidade de produtos transacionados no dia anterior (18/04/2025), o proprietário decidiu aumentar o preço de venda das garrafas de água mineral com gás. O objetivo era alcançar o ponto de equilíbrio contábil em abril de 2025, considerando que já recebia remuneração como pessoa física.
Dado que o planejamento da empresa MÁRIO ÁGUA MINERAL foi integralmente cumprido, o valor do preço de venda unitário da água mineral com gás, estabelecido para o segundo dia do evento, foi de
Concurso:
IF- RN
Disciplina:
Contabilidade de Custos
A empresa SUCESSO TOTAL LTDA tem, apenas, dois tipos de produtos: o PRODUTO A e o PRODUTO B. O departamento financeiro está fazendo a análise CUSTO X VOLUME X LUCRO para o ano de 2025. O PRODUTO A tem previsão de venda de 15.000 unidades, com uma margem de contribuição de R$15,00 por unidade. O PRODUTO B tem previsão de venda de 35.000 unidades, com uma margem de contribuição de R$10,00 por unidade.
Considerando que a empresa está trabalhando com uma estimativa de custos fixos no montante de R$ 115.000,00 e mantida a composição percentual estimada de mercadoria para as vendas dos dois produtos no corrente ano, a quantidade de PRODUTOS A que deve ser vendida para a empresa SUCESSO TOTAL LTDA atingir o ponto de equilíbrio é de
Considerando que a empresa está trabalhando com uma estimativa de custos fixos no montante de R$ 115.000,00 e mantida a composição percentual estimada de mercadoria para as vendas dos dois produtos no corrente ano, a quantidade de PRODUTOS A que deve ser vendida para a empresa SUCESSO TOTAL LTDA atingir o ponto de equilíbrio é de
Concurso:
MPE-PR
Disciplina:
Contabilidade de Custos
Como auxiliar técnico de uma empresa, você precisa colaborar nos processos de análise de viabilidade dos investimentos. Em termos efetivos, a empresa precisa avaliar a implementação de um novo programa de atendimento à comunidade, com a viabilidade financeira avaliada por meio do cálculo do ponto de equilíbrio. Os custos e receitas projetados são os seguintes:
• custos fixos anuais: R$ 1.200.000; • custo variável por atendimento: R$ 150; • receita por atendimento: R$ 300.
Uma instituição parceira se propõe a cobrir 30% dos custos fixos, com a condição de que o programa da empresa realize atendimentos anuais correspondentes a 60% do ponto de equilíbrio calculado sem financiamento externo. Nesse sentido, qual é o novo ponto de equilíbrio do programa, considerando o financiamento externo, e quantos atendimentos anuais devem ser realizados pelo programa da empresa para cumprir a contrapartida exigida pela instituição parceira?
• custos fixos anuais: R$ 1.200.000; • custo variável por atendimento: R$ 150; • receita por atendimento: R$ 300.
Uma instituição parceira se propõe a cobrir 30% dos custos fixos, com a condição de que o programa da empresa realize atendimentos anuais correspondentes a 60% do ponto de equilíbrio calculado sem financiamento externo. Nesse sentido, qual é o novo ponto de equilíbrio do programa, considerando o financiamento externo, e quantos atendimentos anuais devem ser realizados pelo programa da empresa para cumprir a contrapartida exigida pela instituição parceira?