Filtrar


Questões por página:

De acordo com a NBR 8800:2024, qual o tipo de análise que deve ser usada sempre que os deslocamentos afetarem de forma significativa os esforços solicitantes? Sabendo-se que, essa análise pode ter como base teorias geometricamente exatas, teorias aproximadas ou adaptações a resultados da teoria de primeira ordem.

O objetivo dessas três etapas (dimensionamento, verificação e detalhamento), que se desenvolvem logo após a análise estrutural, é garantir segurança, em relação aos estados limites últimos (ELU) e de serviço (ELS), das estruturas como um todo e de cada uma das suas partes. Em relação ao estado limites últimos (ELU) e de serviço (ELS), consistem em que, respectivamente?
"Entende-se por estrutura a parte da construção responsável pela estabilidade e pela resistência a ações externas. A estrutura submetida a ações externas deve tanto apresentar segurança quanto à ruptura dos materiais utilizados como também quanto à estabilidade global ou parcial de todos seus elementos; além disso deve demonstrar bom desempenho estrutural, no que diz respeito a deformações e durabilidade, de acordo com o fim e vida útil para a qual foi projetada". Sobre os tipos de vínculos de uma estrutura, marque a alternativa que não representa um tipo de vínculo de estruturas hiperestáticas.
O colapso da ponte sobre o Rio Tocantins, que liga os estados do Maranhão e Tocantins, trouxe à tona importantes aspectos relacionados à Engenharia Civil. Sobre os fatores frequentemente associados a falhas estruturais em obras dessa natureza, marque aquele que não representa um fator técnico diretamente relacionado ao colapso de uma ponte.
Seguindo as premissas da NBR 8800:2024, para a análise estrutural, devem ser considerados a influência das ações que possam produzir efeitos significativos para a estrutura, os estados limites últimos e de serviço. Sobre as ações permanentes, marque a alternativa correta.