Filtrar


Questões por página:
O projeto estrutural de determinada obra definiu a armadura transversal de uma viga (estribos) como sendo de 2 pernas, bitola 8,0 mm com espaçamento de 20 cm entre estribos. Por não se dispor de imediato da bitola 8,0 mm na obra, decidiu-se utilizar a bitola de 6,3 mm em substituição, mantidas todas as demais condições. O espaçamento entre os estribos, em cm, que atende da forma mais econômica ao projeto estrutural, independentemente de outras verificações, é:

A respeito de lajes pré-moldadas treliçadas com lajotas de cerâmica, julgue o item seguinte.

A substituição das lajotas de cerâmica por isopor, além de permitido, reduz o peso próprio da estrutura.

No projeto das estruturas de um edifício de concreto armado foram dimensionados pilares de seção retangular 30 por 44 cm, com aço CA50, para suportar uma carga vertical de cálculo de 1 200 kN. Como parte do dimensionamento deve-se verificar a área mínima, de armadura longitudinal cujo valor é, em cm2,

Na figura estão uma estrutura plana feita com barras do mesmo material e mesma seção transversal e o sistema de coordenadas. Admitindo que as barras sejam infinitamente rígidas ao esforço normal, assinale a alternativa com a matriz de rigidez correta.


Estado-limite é o estado para além do qual a estrutura deixa de satisfazer as funções para que foi projetada. Dado que o estado-limite último – ELU de uma fundação está associado ao colapso parcial ou total da obra, considere as sentenças a seguir.


I. Perda de estabilidade global é um estado-limite último.

II. Ruptura por esgotamento da capacidade de carga do terreno é um estado-limite último.

III. Ruptura por deslizamento (fundações superficiais) é um estado-limite último.

IV. Ruptura estrutural em decorrência de movimentos da fundação é um estado-limite último.

V. Arranchamento ou insuficiência de resistência por tração é um estado-limite último.


Assinale a alternativa CORRETA.