Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
As ações musculares dependem do grau de estimulação e da força desenvolvida pelo músculo diante da resistência externa a ele imposta. Com relação aos estímulos externos, ou mesmo em ações isoladas que não requerem movimentos durante o exercício, as ações musculares podem ser divididas em três tipos: neurais, inibitórias e excitatórias.
mostrar texto associado
Quando estimulados, os neurônios parassimpáticos liberam acetilcolina, que retarda o ritmo da descarga sinusal e torna mais lenta a frequência cardíaca. Uma frequência cardíaca reduzida, ou bradicardia, resulta em grande parte da estimulação do par de nervos vagos, cujos corpos celulares têm origem no centro cardioinibidor do bulbo. No início e durante o esforço de intensidade baixa a moderada, a frequência cardíaca aumenta por inibição da estimulação parassimpática.
mostrar texto associado
Na contração muscular, ocorre a interposição dos filamentos grossos sobre os finos, mecanismo que encurta as miofibrilas e consequentemente, toda a célula muscular. Essas células, ou fibras, são alongadas e apresentam grande quantidade de filamentos de proteínas contrateis, como creatina e glutamina.
Em relação ao desenvolvimento motor, é correto afirmar que:
O ombro é a articulação mais complexa do corpo humano, principalmente pelo fato de compreender cinco articulações distintas. Segundo Hall (2009). A principal articulação do ombro é a