Filtrar


Questões por página:
O sistema muscular é o sistema formado pelo conjunto dos músculos do nosso corpo. Eles correspondem a cerca de 50% do peso total do nosso organismo, e a contração dessas estruturas é responsável por diversas funções, dentre as quais podemos destacar a movimentação. Sobre o sistema muscular, assinale a alternativa incorreta:

Um músculo esquelético simples contém dois tipos principais de fibras: as do tipo I, de contração lenta, e as do tipo II, de contração rápida. Sobre as fibras musculares do tipo II, é CORRETO afirmar que:

De acordo com a classificação Unidimensional da aprendizagem motora de Gallahue, Ozmum e Goodway, as habilidades motoras podem ser classificadas em quatro categorias: aspectos musculares do movimento, aspectos temporais do movimento, aspectos ambientais do movimento e funções pretendidas do movimento. Sobre as funções pretendidas do movimento, é CORRETO afirmar que:

Analise as afirmativas a seguir a respeito da transferência total de energia a partir do catabolismo das gorduras.


I – O catabolismo da molécula de triglicerídeo, forma 460 ATP e a molécula de glicose 36 ATP. Assim o metabolismo do lipídeo é menos rentável em energia.

II – Dependendo do estado nutricional e do nível de treinamento do indivíduo e da intensidade e duração da atividade física, os lipídeos suprem entre 30% e 80% da energia do trabalho biológico.

III – A exposição prolongada a uma dieta rica em gorduras e pobre em carboidratos acarreta adaptações enzimáticas que aprimoram a capacidade de realizar a oxidação lipídica em exercício.

IV – Quando o exercício de alta intensidade e longa duração depleta o glicogênio, a gordura passa a ser o combustível energético primário para o exercício, com a adição da energia advinda das proteínas.


Estão CORRETAS as afirmativas:

Analise as assertivas e marque Verdadeiro (V) ou Falso (F).

I - Uma criança, brincando de pique-pega, que é uma brincadeira que necessita de velocidade de deslocamento, mesmo que não intencionalmente, desenvolve a resistência anaeróbia.
II - Um grupo de crianças, brincando de pular corda, além de desenvolver a coordenação motora e o ritmo, desenvolve também a resistência dos membros superiores.
III - Uma brincadeira de amarelinha ajuda a criança a desenvolver sua coordenação motora geral e sua força de membro inferiores.
IV - A brincadeira de caça ao tesouro, considerando que os alunos levem mais de 20 minutos até chegar à última pista, além de ser muito divertida, ajuda a desenvolver a capacidade cardiorrespiratória.

Marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
Visualizar Questão Comentada