Filtrar


Questões por página:
Conforme aponta a literatura científica, desenvolvimento motor humano é resultante da maturação genética e das experiências motoras experienciadas pelos sujeitos. Desta forma, é necessário que os docentes da educação física consigam identificar os padrões motores característicos de cada fase do desenvolvimento motor humano. Sabendo-se que existem quatro fases e que cada uma delas está dividida em estágios, pode-se afirmar que os estágios da fase motora especializada são
Segundo Gallahue (2013), é considerado(a) um componente perceptivo-motor da consciência direcional o(a):
Para que o sistema nervoso controle adequadamente os movimentos dos músculos esqueléticos, deve receber um feedback sensorial contínuo do músculo que está contraindo. Os órgãos tendinosos de Golgi e o fuso muscular são dois órgãos sensoriais que fornecem esse feedback. Dadas as afirmativas referentes a esses órgãos,
I. Essencialmente, os órgãos tendinosos de Golgi servem como “dispositivos de segurança” que ajudam a impedir a força excessiva durante a contração muscular. II. Os fusos musculares são responsáveis pela afirmação de que o alongamento rápido dos músculos esqueléticos acarreta uma contração reflexa. III. A função do fuso muscular é auxiliar na regulação do movimento e na manutenção da postura. IV. A quantidade de força produzida por um grupo muscular pode ser dependente de o indivíduo se opor voluntariamente aos órgãos tendinosos de Golgi.
verifica-se que está/ão correta/s
Existem três categorias de movimento que estão fu nos princípios de movimentos comuns subjacentes. O profissional de Educação Física que utiliza como base teórica a abordagem desenvolvimentista pode recorrer como centro de organização da sua intervenção didática aos conceitos motores de esforço, de espaço e de relacionamento para estimular habilidades motoras. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta categorias que compõem um dos conceitos motores.

Para o bom ensino de novas habilidades motoras, é necessário que o professor de Educação Física compreenda e saiba identificar as diferentes fases de aprendizagem em que seus alunos se encontram.


A fase de aprendizagem motora mencionada por Tani e Correa (2016), na qual os indivíduos apresentam um número elevado de erros, o objetivo da habilidade normalmente não é alcançado e o que se busca é a compreensão do que está sendo feito, é denominada de fase