Filtrar


Questões por página:
A utilização de anestésico tópico proporciona a anestesia da mucosa com cerca de 3 milímetros de profundidade, mas, para isso, é preciso que o anestésico seja colocado em contato com a mucosa seca durante
Ao realizar uma anestesia utilizando a lidocaína 2% sem vasoconstrictor, a duração do efeito pulpar é de

Analise as afirmativas abaixo sobre os cuidados e recomendações que devem ser seguidos durante a anestesia local em crianças.


1. Empregar um anestésico tópico antes da injeção da anestesia local, para minimizar o desconforto provocado pela penetração da agulha.

2. A absorção sistêmica do anestésico tópico não faz parte do cálculo da quantidade total de anestésico administrado.

3. O uso de soluções anestésicas com vasoconstritor não está indicado, pois diminui a velocidade de absorção e aumenta o risco de toxicidade.

4. Reduzir o volume habitual da solução quando a criança estiver sedada.

5. Prevenir a injeção intravascular acidental para não aumentar o risco de sobredosagem relativa.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

É fundamental que o cirurgião-dentista saiba calcular o volume máximo de uma solução anestésica local. Faz parte desse cálculo, a dose máxima absoluta do anestésico, independente do peso do paciente.


Um dos anestésicos locais mais utilizados em Odontologia é a lidocaína 2% e sua dose máxima absoluta (independente do peso) é de:

A epinefrina é o vasoconstritor mais eficaz e seguro para uso odontológico, mas possui limitações e contraindicações. Recomenda-se que as soluções anestésicas locais com epinefrina (ou qualquer outro vasoconstritor adrenérgico) não sejam empregadas em pacientes que