Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas abaixo sobre os cuidados e recomendações que devem ser seguidos durante a anestesia local em crianças.


1. Empregar um anestésico tópico antes da injeção da anestesia local, para minimizar o desconforto provocado pela penetração da agulha.

2. A absorção sistêmica do anestésico tópico não faz parte do cálculo da quantidade total de anestésico administrado.

3. O uso de soluções anestésicas com vasoconstritor não está indicado, pois diminui a velocidade de absorção e aumenta o risco de toxicidade.

4. Reduzir o volume habitual da solução quando a criança estiver sedada.

5. Prevenir a injeção intravascular acidental para não aumentar o risco de sobredosagem relativa.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Visualizar Questão Comentada

É fundamental que o cirurgião-dentista saiba calcular o volume máximo de uma solução anestésica local. Faz parte desse cálculo, a dose máxima absoluta do anestésico, independente do peso do paciente.


Um dos anestésicos locais mais utilizados em Odontologia é a lidocaína 2% e sua dose máxima absoluta (independente do peso) é de:

Visualizar Questão Comentada
A epinefrina é o vasoconstritor mais eficaz e seguro para uso odontológico, mas possui limitações e contraindicações. Recomenda-se que as soluções anestésicas locais com epinefrina (ou qualquer outro vasoconstritor adrenérgico) não sejam empregadas em pacientes que
Visualizar Questão Comentada
As áreas anestesiadas por esse nervo são as polpas do primeiro e segundo pré-molares superiores, raiz mesiovestibular do primeiro molar superior e os tecidos periodontais vestibulares e osso sobre esses mesmos dentes. O enunciado resume o bloqueio do nervo:

Em 1962, a American Society of Anesthesiologists (ASA) adotou o que é atualmente designado como sistema de classificação do estado físico (ASA PS). Esse sistema constitui um meio de estimar o risco médico apresentado pelo paciente que será submetido a um procedimento cirúrgico. Relacione corretamente a classificação ASA na primeira coluna com a sua definição na segunda coluna:



1 - ASA 1


2 - ASA 2


3 - ASA 3


4 - ASA 4


5 - ASA 5



( ) Cuidados odontológicos eletivos não são contraindicados, embora o paciente apresente um risco aumentado durante o tratamento.


( ) É um excelente candidato a cuidados cirúrgicos ou dentários eletivos, com risco mínimo de vir a apresentar um evento médico adverso durante o tratamento.


( ) Cuidados odontológicos eletivos se justificam, com um risco minimamente aumentado para o paciente durante o tratamento. O dentista deve, porém, considerar possíveis modificações do tratamento.


( ) O dentista deve adiar um cuidado odontológico eletivo até que a condição física do paciente tenha melhorado para uma classificação menor.


( ) Os pacientes, nessa categoria, estão quase sempre hospitalizados e em estado terminal de doença, e é um sinal vermelho em relação ao cuidado odontológico.



Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.