Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Devido a sua ação vasodilatadora, o que promove sua rápida eliminação do local da injeção, a duração da anestesia pulpar com lidocaína é limitada a apenas 5-10 minutos. Por isso, praticamente não há indicação do uso da solução de lidocaína 2% sem vasoconstritor em odontologia. Quando associada a um agente vasoconstritor, proporciona entre 40-60 minutos de anestesia pulpar. Em tecidos moles, sua ação anestésica pode permanecer em torno de 120-150 minutos.

II. O tipo de bactérias que causa a doença periodontal é adequadamente chamado de bactéria periodontal. Assim, em determinadas circunstâncias, essas bactérias podem tornarse prejudiciais, o que ocorre quando a camada de bactérias e partículas de alimentos – conhecida como placa bacteriana – é removida pela escovagem regular.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A epinefrina é o vasoconstritor mais utilizado em todo o mundo, devendo ser o agente de escolha para a quase totalidade dos procedimentos odontológicos em pacientes saudáveis, incluindo crianças, gestantes e idosos. É incorporada às soluções anestésicas locais nas concentrações de 1:50.000,1:100.000 ou 1:200.000. Por sua ação na vasculatura local, é eficaz na redução da perda de sangue durante os procedimentos cirúrgicos odontológicos.

II. A aplicação de vernizes contendo flúor é feita através de materiais aderentes à superfície dentária, com o objetivo de reagir com a superfície dental e manter uma liberação de flúor para o ambiente bucal por um período maior de tempo. Recomendam-se, no mínimo, duas aplicações anuais para pacientes com atividade de cárie ou com história passada de alta experiência de cárie. É necessária a limpeza prévia dos dentes, por meio da escovação e posterior secagem.


Marque a alternativa CORRETA:

A técnica anestésica de Gow-Gates consiste no bloqueio do nervo:
Os anestésicos locais considerados de longa duração e úteis em intervenções mais invasivas são as
Assinale a alternativa que indica a dose máxima recomendada (DMR) de um anestésico local à base de cloridrato de prilocaína que um paciente adulto pode receber em uma única consulta odontológica.