Filtrar


Questões por página:
“O Império [romano] inspirou, por séculos, toda a cultura ocidental e, em particular, os modernos Estados nacionais. O democrata norte-americano John Adams, no século XIX, considerava que ‘a Constituição romana formou o povo mais nobre e a mais importante potência que já existiram’ e os norte-americanos adoraram o nome ‘República’, chamaram seu Legislativo de ‘Capitólio’, sua câmara superior, ‘Senado’. No entanto, nos últimos 150 anos, houve uma depreciação dos romanos, considerados muito violentos, burocráticos e autoritários. E até mesmo Mussolini e Hitler se inspiraram nos imperadores romanos.”
(FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo. Contexto.2002. p.57.)

A civilização romana deixou um legado profundo para o mundo moderno, influenciando várias áreas da vida. Sobre o legado romano, identifique a opção correta.
A democracia ateniense é frequentemente citada como um marco histórico para a política ocidental. Contudo, essa forma de governo tinha várias limitações. Assinale a assertiva que descreve corretamente uma dessas limitações.
A civilização grega, na qual foram estabelecidas as bases da política e da cultura ocidentais, começou a se formar em torno de 2000 a.C, na Península Balcânica e entrou em declínio no séc. II a.C. Essa civilização deu origem à cultura ocidental, por assim dizer, ao inventar:
Acerca de Roma, podemos afirmar que o expansionismo romano trouxe inúmeras consequências sociais e econômicas para o império. Indique, dentre as alternativas abaixo, aquela considerada por muitos pesquisadores como a principal consequência:
A passagem da Antiguidade para o período conhecido como Época Medieval foi marcada por um evento, qual foi ele: